Uma compra indevida no cartão pode render extremos transtornos para as pessoas. E atualmente diversos golpes pela web tem facilitado com que pessoas mal intencionadas consigam utilizar cartões de terceiros para compras não autorizadas. Confira como se prevenir, aqui, no Brasil 123.
Saiba mais sobre a compra indevida no cartão
Primeiramente, com o avanço das tecnologias, muitas soluções digitais chegaram para facilitar o dia a dia das pessoas. Mas a modernidade também chegou em meio aos bandidos, e tem sido cada vez mais comum golpes aplicados de forma digital em contas e em cartões de crédito.
Acompanhe este artigo e aprenda como se proteger deste tipo de fraude.
O que fazer ao notar uma compra indevida no cartão?
Primeiramente, bloqueie o cartão junto ao banco. Se for um banco digital, no aplicativo, e se for físico, pelo 0800.
Rastreie a compra pela identificação do estabelecimento onde a compra foi feita. Você pode entrar em contato e solicitar a nota da compra. Outra opção, é contestar a compra pelos aplicativos, dessa maneira, o banco entra em contato com a empresa que realizou a venda.
Se a compra suspeita foi identificada no ato de sua realização, em um ambiente virtual você pode pedir o cancelamento imediatamente. Segundo o nosso Código de defesa do consumidor o cliente tem um prazo de 7 dias para desistir da compra.
Mantenha a segurança do seu cartão
Os bancos digitais, ou até mesmo os aplicativos dos bancos físicos, oferecem a opção de se ter um cartão de crédito digital, muito mais seguro que os plásticos. Isso porque, os números e códigos usados nas transações, são únicos e exclusivos para cada compra realizada, e excluídos na sequência.
Veja outras dicas para se proteger de compras indevidas:
- Antes de tudo, nunca guarde a senha com o cartão;
- Não compartilhe sua senha, nem seu cartão;
- Nunca digite sua senha em maquininhas violadas;
- Evite comprar com o cartão em estabelecimentos duvidosos;
- Por fim, não forneça os dados do cartão em ligações e nem entregue a estranhos.
Quando usar o cheque especial? Dicas para não se endividar
Golpes na internet
Com a popularização dos smartphones, a facilidade de acesso a rede de internet, e a disseminação das redes sociais, muitas pessoas, tidas como leigas em tecnologias (idosos, pessoas com pouca escolaridade), passaram a utilizar estas ferramentas.
O que era para ser apenas um passatempo, ou uma recreação, se tornou um prato cheio de oportunidades para os bandidos
Os golpes mais comuns aplicados não só nesse grupo, mas em toda a população de forma geral são:
- Golpe do Pix;
- Whatsapp clonado;
- Falso boleto;
- Site falso;
- Ofertas irrecusáveis.
Esteja atento a contatos repentinos, de amigos ou familiares, solicitando empréstimos de dinheiro por mensagem de texto. Essa tática é utilizada no golpe de WhatsApp clonado.
Por fim, proteja seus entes mais idosos, ou pouco habilidosos nos meios digitais, eles são vítimas visadas, e todo cuidado é pouco.
Veja também: Países que mais ofertam vagas para brasileiros: confira dicas de como trabalhar fora do Brasil