O medo é uma emoção normal, fundamental para a preservação humana. Graças a ele nos preservamos de situações ameaçadoras e buscamos a segurança. Ele nos mostra quais são os nossos limites obrigando-nos a tomar decisões que sejam boas para nós. Contudo, o medo normal não é paralisador. Ele é como um aviso de que devemos ter cautela e pensar em como contornar a situação. Por isso, é importante não dar ouvidos a ele em situações cuja ameaça não é tão grande como parece. Veja dicas para vencer o medo exagerado e fazer o que você tem vontade, no artigo baixo:
A rotina perfeita existe? Saiba como construir dias melhores para você
O medo não deixará de existir
É importante aprender a lidar com o medo, uma vez que ele é uma sensação normal, uma reação fisiológica, e não deixará de existir. Por isso, avaliá-lo diante da situação é a forma mais inteligente de encará-lo. Analise se as situações as quais você teme são, de fato, tão ameaçadoras que você precise se deixar levar pelo medo e evitá-las. Tente ser o mais racional possível.
Não deixe o medo dominar
Para vencer o medo, é preciso dominá-lo. Se você já percebeu que a situação não é tão apavorante quanto o seu medo faz parecer, encare-a. Não será fácil, contudo, é necessário lidar com situações que você entende que são pequenas, ou você acabará evitando fazer muita coisa no seu dia a dia.
O medo não pode falar mais alto do que aquilo que você quer. Por isso, quando desejar fazer alguma coisa, avalie e tome precauções, mas não deixe de fazê-la apenas por sentir medo, se ele não fizer sentido.
Foque na superação de desafios
Sinta-se desafiado pelos seus medos de maneira positiva, buscando sempre dar um passo além deles. Sempre que conseguimos vencer alguma coisa, mesmo que pena, isso nos dá ânimo para vencer a próxima. Isso porque vemos como somos capazes. Dessa forma, ao vencer o medo uma vez, fica mais fácil vencê-lo nas próximas.
Estresse: quais são suas causas, sintomas e tratamentos
Mude o pensamento que afirma o seu medo
Para vencer o medo, analise se você teme algo que realmente pode acontecer, ou apenas algo que está na sua imaginação e é impossível que ele se torne realidade. Caso você saiba que o seu medo não tem fundamentos, não o alimente. Troque-os por pensamentos que de deem coragem e que reforcem a irracionalidade dos seus medos.
Foque no motivo que te leva a querer vencer o medo
O medo pode te impedir de realizar um sonho, como uma viagem ou fazer uma apresentação em público, por exemplo. Se ele te domina, você será infeliz, porque não realizará as suas vontades e ficará sempre imaginando como seria se conseguisse vencê-lo.
Comece aos poucos
Comece fazendo algo relacionado àquilo que você tem medo, sem encarar o foco principal dos seus temores. Isso porque dar um passo de cada vez, para superar gradualmente, será mais fácil que encarar o seu medo de vez.
Como escolher uma profissão: dicas para acertar na escolha