Muitas pessoas têm medo de dirigir e encontram dificuldades para superar esse desafio. Pois, conduzir um veículo muitas vezes é um ato complexo que requer cognição e habilidade. Dessa forma, o motorista deve apresentar maturidade emocional para captar estímulos e agir rapidamente durante a condução.
Dessa forma, a avaliação psicológica para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma exigência. Todavia, mesmo após receber a CNH muitas pessoas ainda apresentam medo para dirigir. Seja por algum trauma, crença ou ansiedade, essa situação priva a pessoa da liberdade de conduzir. Ainda que o medo seja uma coisa forma de proporcionar cuidado, muitas vezes torna-se um grande problema.
Pensando nisso, confira a seguir dicas para perder o medo de dirigir.
1º Passo: Não pense demais!
Pode parecer besteira, mas você deve enfrentar o medo e não pensar em todas as possibilidades. Assim, é necessário ter cautela e conhecer a responsabilidade de conduzir um veículo. Mas, não deixe que todo esse cuidado se torne uma forma de fugir do problema. Logo, tente afastar os pensamentos negativos para que você consiga de fato dirigir.
Uma forma de afugentar esses pensamentos é: pense no que você irá conseguir. Assim, lembre-se da autonomia que conseguirá ao dirigir e das viagens que fará. Além disso, quem dirige tem maior qualidade de vida e satisfação, pois terá a liberdade de ir e vir quando quiser.
2º Passo: Selecione a ajuda
Caso você se sinta mais confortável ao lado de outras pessoas do que sozinho, peça ajuda. Mas, cuidado, tente se cercar de pessoas que irão te apoiar e incentivar nesse processo. Assim, evite pessoas em que são desesperadas e que não torçam para o seu sucesso. Para isso, dê prioridade para a família e amigos íntimos.
Além disso, deixe como recado a seguinte frase: Se não for para ajudar, não atrapalhe! Evite pessoas que queiram te “ensinar” demais e não deixem que você desenvolva as próprias habilidades.
3º Passo: Treine
Ninguém aprende tudo em um único dia. Para ter excelência é necessário praticar. Assim, você pode se organizar e preparar rotas curtas para treinar. Além disso, escolha dias da semana que sejam tranquilos para você e que a cidade também esteja calma. Logo, evite treinar em locais com alto fluxo de carros e em horários de picos.
Você pode treinar dando apenas uma volta no quarteirão e, conforme ganha confiança, poderá estender o percurso.
4º Passo: Se permita errar
Lembre-se que errar é humano e que através do erro é possível ficar mais atento. Dessa forma, não desista se você deixou o carro apagar ou não conseguiu convergir corretamente. Respire fundo e comece novamente, respeite seu tempo.
5º Passo: Ajuda especializada
Caso você não consiga evoluir ou mesmo apenas deseja uma orientação específica, procure um instrutor. O instrutor de trânsito é uma pessoa especializada em ensinar a dirigir e passam segurança para o aluno. Dessa forma, você pode visitar autoescolas para procurar um instrutor e pagar pelo treino.
Lembre-se, a terapia também é uma forma de entender o medo. Assim, conseguir compreender o sentimento, pode te ajudar a lidar melhor com ele.