Não é segredo para ninguém mais, que o Bolsa Família substituirá, este ano, o Auxílio Brasil. Entretanto, apesar do programa continuar normalmente para famílias que já recebem o valor do benefício, haverá novos requisitos. Além disso, será necessário validar o cadastro no Bolsa Família, mediante a atualização dos dados familiares no CADÚnico. Aqueles que não o fizerem, terão o benefício suspenso, ou cancelado.
Portanto, continue acompanhando este artigo para saber como validar o cadastro e continuar recebendo o benefício!
Porque é necessário validar o cadastro no Bolsa Família
A validação do cadastro no Bolsa Família é importante porque ela garante que as famílias recebedoras do benefício preenchem os requisitos para isso. Isso porque pode haver mudança na renda familiar, por exemplo, que desenquadre a família do recebimento. Além disso, para continuar recebendo o valor do programa, a família deverá preencher os novos requisitos, que não eram exigidos no Auxílio Brasil, mas serão, no Bolsa Família. São eles:
- A vacinação em dia de todas as crianças da família. Isso deverá ser comprovado mediante apresentação do cartão de vacina atualizado.
- A realização do pré-natal, por todas as mulheres gestantes da família.
- A frequência das crianças na escola, que deve ser de, no mínimo, 85%.
Como funciona a validação do cadastro
O programa, ainda quando era o Auxílio Brasil, exigia uma atualização cadastral a cada dois anos, para que a família continuasse participando do benefício. Além disso ser também uma condição para o recebimento dos valores mensais, a validação do cadastro no Bolsa Família é feita da mesma forma que esse procedimento.
Portanto, para garantir a atualização de dados no CADÚnico, é preciso que um membro da família, maior de 16 anos, compareça ao CRAS (Centro de Assistência Social) mais próximo, para solicitá-la. Essa pessoa deverá estar munida dos seus documentos pessoais, que podem ser, ou o CPF, ou o título de eleitor.
Além disso, ela deverá levar, pelo menos, um documento de cada membro da família. Dentre eles há opções como a certidão de nascimento ou casamento, o RG ou CPF, o título de eleitor ou a carteira de trabalho. Além disso, será preciso levar documentos que comprovem o preenchimento dos requisitos mencionados acima.
Ainda que você já tenha realizado a atuação do seu cadastro a menos de dois anos, se houver novidades na situação familiar, isso precisa ser informado.
Como funciona o procedimento para quem quer se cadastrar
Se você não pretende atualizar, mas realizar o seu cadastro no Bolsa Família, então o processo é parecido, mas com algumas diferenças. Isso porque, a família que fará o cadastro, deverá se apresentar da mesma forma acima. Mas também deverá informar no CRAS como é a situação familiar completa, como o grau de escolaridade de todos os membros, e detalhes sobre o local onde eles moram.
Além disso, deverá ser informado, na hora, onde cada um trabalha, suas funções e quanto recebem. Ao final do cadastro, será fornecido à família um número, chamado Número de Identificação Social (ou NIS), número pelo qual a família receberá o benefício.