Você sabia que tem como utilizar o FGTS para pagar prestação de casa ou apartamento? A utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma maneira interessante de ajudar a quitar as prestações da casa própria. Esse benefício pode ser utilizado tanto na aquisição do imóvel quanto na quitação de parcelas já existentes.
Pensando nisso, trouxemos diversas informações para ajudar você a compreender melhor como utilizar o FGTS para pagar a prestação de casa ou apartamento. Acompanhe a leitura!
Entenda o que é o FGTS
Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é o FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma conta poupança aberta pelo empregador em nome do empregado. Todos os meses, o empregador deposita 8% do salário bruto do trabalhador nesta conta. Além disso, o dinheiro do FGTS só pode ser retirado em situações específicas, como demissão sem justa causa, doenças graves e aquisição da casa própria.
Saiba como utilizar o FGTS para pagar prestação imobiliária
Para utilizar o FGTS para quitar prestações da sua casa ou apartamento, é preciso seguir algumas regras.
Assim, o imóvel deve estar localizado na mesma cidade em que o trabalhador exerce suas atividades profissionais ou na cidade em que ele reside há pelo menos um ano. Além disso, a prestação não pode ultrapassar 30% da renda mensal do trabalhador.
Outra regra importante é que o trabalhador precisa ter, no mínimo, três anos de contribuição ao FGTS para utilizar o benefício. Além disso, o valor máximo que pode ser utilizado é de 80% do saldo disponível na conta do FGTS.
Quais as vantagens de utilizar o FGTS para pagar prestação imobiliária
A utilização do FGTS para quitar prestações imobiliárias pode trazer algumas vantagens. A primeira delas é a possibilidade de reduzir o valor das prestações ou até mesmo quitar o imóvel mais rapidamente. Além disso, essa medida pode diminuir a quantidade de juros cobrados pela instituição financeira que concedeu o financiamento.
Outra vantagem é que, ao utilizar o FGTS, o trabalhador pode ter mais tranquilidade financeira, pois reduz a dívida e pode utilizar o dinheiro poupado para outras finalidades, como realizar investimentos ou pagar dívidas em atraso.
E é justamente por isso que utilizar o FGTS para pagar prestação de casa ou apartamento tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular para os brasileiros.
Conclusão
Utilizar o FGTS para pagar as prestações de casa ou apartamento é uma excelente opção para quem deseja reduzir o valor das parcelas e economizar dinheiro a longo prazo. Embora existam algumas restrições e limites para o uso do benefício, é possível fazer uma simulação junto ao banco ou instituição financeira para avaliar as possibilidades e vantagens dessa estratégia.
Além disso, é importante lembrar que você pode pode utilizar o FGTS para quitar o saldo devedor do imóvel em caso de demissão sem justa causa ou doença grave, trazendo ainda mais segurança e tranquilidade para os seus investimentos.
Não perca tempo! Converse com seu gerente e saiba se essa é uma opção viável para você!