A romã é uma fruta rica em polifenóis, flavonóides, alcalóides e triterpenos, ou seja, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, muitos se perguntam como usar romã para curar garganta inflamada e, pensando nisso, separamos uma receita que pode ser usada para quem sofre com esse tipo de problema, especialmente em dias de verão que são marcados por chuvas frias.
Veja como usar romã para curar garganta inflamada
A melhor forma de usar romã para curar garganta inflamada é a preparação de um chá com essa fruta. E, além de combater essa enfermidade comum, o chá de romã pode combater a gengivite, auxiliar no tratamento de diabetes e até mesmo na hipertensão. Portanto, com todos esses benefícios para o organismo, veja abaixo como usar essa fruta para cuidar da sua saúde:
Benefícios do chá de romã
O chá de romã contém propriedades antioxidantes que são ideais para combater os radicais livres presentes em nosso organismo, portanto, é capaz até de prevenir contra o câncer. Além disso, essa bebida influencia diretamente em benefício do sistema imunológico e acelera o processo de emagrecimento.
Preparado com a casca da fruta, o chá de romã não pode ser usado como substituto de qualquer medicamento indicado para gripes, resfriados e inflamações. No entanto, saiba que usar romã para curar garganta inflamada é algo tão comum que remonta de muitos anos atrás, quando nossos avós já conheciam esse remédio natural.
Por isso, veja abaixo como preparar essa bebida que pode ser a chave para acelerar o tratamento médico ideal para curar garganta inflamada:
Receita de chá de romã
Como foi dito acima, a parte usada para fazer o chá de romã é a casca, pois é dela que extraímos as substâncias que possuem propriedades medicinais. Confira a receita:
Ingredientes
- 20 gramas de casca de romã
- Duas xícaras de água potável
Modo de preparo
Em primeiro lugar, coloque as cascas de romã dentro de uma panela com as duas xícaras de água ainda fria. Agora, espere até que comece a ferver e borbulhar nos cantos internos do recipiente. Quando isso acontecer, deixe ligado por mais cinco minutos e desligue o fogo.
Agora, tampe ou abafe com um pano de prato limpo e mantenha assim por mais cinco minutos para que a infusão aconteça perfeitamente. Pronto, agora é só esperar que a bebida fique morna para coar e beber. O ideal para o consumo desse chá de romã é de até 3 receitas por dia.
Outra forma de usar romã para curar garganta inflamada
Como vimos acima, o chá de romã para curar garganta inflamada é uma receita bastante conhecida dos nossos avós, já que essa fruta possui as substâncias necessárias para garantir os cuidados com nossa saúde. Mas é possível consumir essa fruta de outras formas para obter as mesmas vantagens.
O suco de romã ou até mesmo seu consumo natural é uma boa ideia para quem não deseja ou não gosta de chás. No entanto, é preciso evitar o consumo dessa fruta por gestantes, lactantes e crianças menores de dois anos de idade ou por quem tem qualquer irritação no estômago.