As dores de garganta surgem anualmente, diversas vezes por ano. Algumas pessoas sofrem com esse problema regularmente, enquanto outras apresentam a garganta inflamada apenas em algumas épocas do ano. Se você possui esse problema, saiba como usar romã para curar garganta inflamada.
A romã é rica em fibras, minerais e vitaminas, que fazem dessa fruta um poderoso alimento com propriedades antioxidantes. Mas apesar de esses nutrientes estarem muito presente na polpa da fruta, sua casca também possui compostos muito benéficos para o organismo, sendo utilizada, portanto, para o preparo de chás, com o objetivo que curar a garganta inflamada.
Benefícios da romã
Além de combater a inflamação da garganta, a romã também possui inúmeros outros benefícios que merecem destaque.
Ajuda a emagrecer
O primeiro deles é o emagrecimento. Se você está querendo perder peso e deseja encontrar alimentos que te auxiliem nesse processo, a romã é um deles. Isso ocorre porque essa fruta possui polifenóis que fazem com que a pessoa fique saciada por um tempo maior.
Além disso, cem gramas da polpa dessa fruta possuem apenas sessenta e cinco calorias, o que equivale a cem mililitros de suco de laranja. Sendo assim, essa quantidade de romã apresenta menos calorias que uma maçã. No entanto, para que você obtenha o resultado desejado é necessário ter uma dieta balanceada.
Demais benefícios
Devido aos seus compostos antioxidantes, a romã ajuda na prevenção do envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol ruim do organismo, previne a ocorrência de diabetes, fortalece o sistema imune e ajuda a tratar a garganta inflamada.
Como usar romã para curar garganta inflamada?
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a romã possui eficácia no tratamento de dores de garganta de origem inflamatória. Isso porque o chá da casca de romã conta com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que eliminam os agentes que causam a inflamação.
Chá de romã para gargarejo
Para preparar o chá de romã para gargarejo, a fim de curar a garganta inflamada, é necessário ferver uma xícara de chá de água com aproximadamente seis gramas da casca dessa fruta. Após ferver por alguns minutos, basta desligar o fogo, coar e deixar tampado até que o chá fique morno.
Feito isso, realize pelo menos 3 gargarejos por dia para proporcionar o alívio da inflamação na garganta. O chá pode ficar armazenado na geladeira por até um dia, depois disso ele acaba perdendo seu efeito.
Chá de romã com mel
Há também o chá de romã com mel. Para preparar este chá basta cozinhar a casca de romã em água até que a mesma fique mais grossa, o que sinaliza que os nutrientes da casca foram retirados. Em seguida, despeje o chá em um recipiente e acrescente o mel. Assim que o chá esfriar um pouco, basta beber.
Uma dica é que você acrescente gengibre a esta receita, para isso, basta ferver um pedaço de raiz de gengibre junto com as cascas de romã. Pois essa raiz possui propriedades termogênicas que também ajudam a curar a inflamação.
Agora que você conhece mais essa opção de chá, e só salvar essa dica, e utilizá-la, quando tiver com sua garganta inflamada.