O dinheiro do PIS/PASEP é muito esperado pelos trabalhadores, por ser uma entrada extra. Uma vez ao ano, que faz muita diferença e permite assim realizar alguns planos ou pagar dívidas. Mas afinal, como usar o dinheiro do PIS de forma inteligente? Muitos brasileiros não fazem ideia do que fazer com esse benefício, quando sua vez de sacar é liberada. Por isso que hoje vamos te dar dicas para aproveitar esse extra. Confira aqui no Brasil 123.
Saiba mais sobre como usar o dinheiro do PIS/PASEP de forma inteligente
Primeiramente, o PIS é o programa de integração social, destinado apenas para trabalhadores de redes privadas. Pasep é o programa de formação do patrimônio do servidor público. São programas onde as empresas e órgãos públicos fazem depósitos de contribuição de seus empregados. Esse extra serve para pagar o abono salarial e o seguro desemprego.
Se você possui cadastro em algum desses programas há 5 anos ou mais, você possui então direito a receber o benefício. Agora falta saber como usá-lo. Confira a seguir e veja algumas formas de aplicar esse recurso da forma adequada.
Saiba como usar o dinheiro do PIS/PASEP de forma inteligente
Primeiramente, caso você tem dúvidas sobre como gastar esse dinheiro ou até mesmo investir, confira, algumas das dicas. Para poder usar o recurso do PIS ou PASEP de forma inteligente e aproveitar esse benefício extra. Veja as informações e fique por dentro.
Crie uma reserva emergencial
Como tudo na vida é uma surpresa, imprevistos acontecem. Mesmo que você tenha um nome limpo e não esteja com problemas financeiros. Em algum momento pode ser que você precise de um dinheiro de emergência. Caso você não esteja negativado e não precise de dinheiro com urgência, o ideal é criar uma reserva emergencial. Contendo o valor equivalente aos seus gastos mensais durante seis meses. É sempre bom se prevenir dessa forma.
Acabe com suas dívidas
Se sua situação financeira está caótica, sua prioridade não é ter uma reserva e sim quitar as dívidas completamente. Para acabar de vez com as dívidas, compare o valor recebido com o valor que você está devendo. Se for suficiente, pague imediatamente e, dessa forma, não adie. Caso não seja suficiente ainda, você pode tentar fazer uma negociação com o Serasa. Pois ela oferece uma porcentagem de desconto do valor devido.
Invista o valor do saque
Por fim, para você que está com dinheiro sobrando e não sabe se gasta ou se guarda tudo, uma boa opção é investir o valor do saque. Existe vários tipos de investimento com pouco dinheiro que gera uma boa rentabilidade futura. Mas você também pode investir muito dinheiro para movimentar mais ainda seu saldo. Caso esteja com pensamentos a longo prazo para ter a aposentadoria, pense com cuidado em que tipo de investimento vai fazer e não se arrisque tanto.