Usar o FGTS para comprar carro novo é o desejo de muitas pessoas. Afinal de contas, esse é um dinheiro que fica parado por um tempo nas contas, o que torna seu uso bastante vantajoso. Isso porque, ao utilizá-lo, você não mexe no orçamento usual da família.
Dessa forma, hoje trouxemos uma série de informações relevantes sobre esse assunto para te ajudar. Assim, se você sonha em comprar um carro e quer saber se dá para usar o Fundo de Garantia para realizar esse sonho, saberá o que fazer. Portanto, fique com a gente e leia até o final para não perder nenhuma dica importante.
É possível usar o FGTS para comprar carro novo?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício concedido aos trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Assim, esse fundo é formado por uma porcentagem do salário do trabalhador que é depositada pelo empregador em uma conta específica na Caixa Econômica Federal.
Ademais, muitas pessoas desconhecem que é possível usar o FGTS para comprar um carro novo. Porém, existe sim essa possibilidade, desde que se respeitem algumas regras, sobre as quais falaremos a seguir.
Requisitos para o uso do FGTS na compra de carro novo
Antes de tudo, é importante saber que nem todos os trabalhadores que possuem FGTS podem utilizá-lo para a compra de um carro novo. Isso porque há alguns requisitos necessários para concessão do benefício.
A saber, o primeiro requisito é que o trabalhador tenha, no mínimo, três anos de contribuição ao FGTS. Além disso, é necessário que ele não tenha utilizado o FGTS para a compra de outro veículo nos últimos três anos.
Outro pré-requisito é que o trabalhador esteja com o emprego atual registrado em carteira há pelo menos 12 meses. Lembrando que o saldo do FGTS não pode ser utilizado como entrada para o veículo.
Como usar o FGTS para comprar carro novo?
Para utilizar o FGTS na compra de um carro novo, o trabalhador deve se dirigir a uma loja autorizada das montadoras de veículos e realizar a operação em conjunto com a concessionária. Porém, nem todas as montadoras oferecem essa opção.
Ademais, o veículo deve ser zero km e necessita de registro no nome do comprador. O limite máximo a se utilizar do FGTS é de R$20.870,00.
É importante, ainda, lembrar que o valor do benefício dado pelo FGTS varia de acordo com o saldo que o trabalhador tem. Além disso, é necessário fazer a comprovação de uso do carro para fins de trabalho e, se possível, solicitar uma carta de intenção de compra da empresa para a qual trabalha, caso seja empregado.
Conclusão
Usar FGTS para comprar carro novo é uma opção viável para quem está em busca de um veículo zero km e deseja se beneficiar do fundo. Entretanto, é preciso lembrar dos pré-requisitos para a utilização do benefício e realizar a transação em uma concessionária autorizada pela montadora.
Além disso, é importante saber que pode-se utilizar o FGTS para outras finalidades, como a aquisição da casa própria ou o pagamento parcial de um financiamento imobiliário. Dessa forma, basta estar atento às condições necessárias e utilizar o benefício de forma consciente e responsável. Agora que você já sabe como usar o FGTS para comprar carro novo, coloque essas dicas em prática e realize seu sonho!
Muito obrigado pela excelentíssima informação, Karla Camacho. Eu já sondando essa possibilidade há bastante tempo, mas agora puder sanar minhas dúvidas. Matéria de grande relevância. PARABÉNS! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼