Não é de hoje que as plantas vêm sendo utilizadas para promover o tratamento de algumas doenças. Desde muito tempo as pessoas utilizam as plantas medicinais como forma de solucionar alguns males, e a espinheira-santa é uma delas. Mas como usar espinheira santa? Veja aqui usos e benefícios.
A espinheira-santa é uma planta medicinal originada da região sul do país. Ela é muito utilizada pelas pessoas para promover o tratamento de gastrite e outros problemas intestinais. Além disso, ela realiza antissepsia, auxilia na cicatrização e promove um chá muito saboroso. Veja aqui como usar espinheira santa e quais são seus benefícios.
Benefícios da espinheira santa
Assim como grande parte das plantas medicinais, a espinheira santa possui inúmeros benefícios. Veja abaixo quais são eles e por que você deve consumir o chá dessa planta medicinal:
Fonte de polifenóis e triterpenos
As folhas da espinheira santa são grandes fontes de algumas substâncias com ação terapêutica, como, por exemplo, os polifenóis e os triterpenos. Como essa planta possui compostos com ação antioxidantes, ela ajuda no fortalecimento do sistema imune, previne que as células envelheçam precocemente e ajuda na desintoxicação do organismo. Portanto, tomar o chá de espinheira-santa diariamente é uma excelente opção.
Alivia dores estomacais e gastrite
A espinheira santa também é muito utilizada no tratamento de azia, úlceras estomacais, gastrite e dores de estômago. Isso ocorre devido à sua capacidade de realizar antissepsia, e também devido às suas propriedades cicatrizantes e antioxidantes, que ajudam a diminuir a acidez estomacal. Portanto, se você deseja diminuir a queimação estomacal e as dores, aposte no chá dessa planta.
Propriedades diuréticas e laxativas
Como se não bastasse, essa planta medicinal ainda auxilia na diurese e é uma grande aliada de quem possui prisão de ventre. Sendo assim, ela ajuda a eliminar as toxinas do corpo por meio do sistema urinário e é excelente para quem possui prisão de ventre, uma vez que ela regula o funcionamento do intestino. Outra vantagem na espinheira-santa é que ela possui algumas propriedades que promovem analgesia, logo, reduz as dores estomacais.
Como usar espinheira santa?
Agora que você já conhece quais são os benefícios da espinheira santa para a saúde, você precisa saber como utilizar essa planta medicinal tão eficaz. Bom, em primeiro lugar, essa planta é utilizada no preparo de chás, logo, você deve ingerir o chá de espinheira-santa.
Para preparar o chá de espinheira santa você deve ferver aproximadamente meio litro de água. Assim que a água ferver é necessário desligar o fogo e colocar aproximadamente três colheres de sopa da folha de espinheira-santa na água, tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Em seguida, coe o chá e beba.
Outra forma de utilizar a espinheira santa é realizando compressas com seu chá para realizar o tratamento de lesões ou inflamações que venham acometer a pele, pois essa erva auxilia no processo de cicatrização, como mencionado anteriormente. Você pode utilizar as compressas, por exemplo, para realizar o tratamento de acnes.