A arnica é uma planta usada para fins medicinais que é rica em flavonóides e fenólicos que são compostos com propriedades anti-inflamatórias. Por isso, é muito comum que as pessoas se perguntem como usar arnica para dor muscular, já que seu efeito para combater a mialgia é muito conhecido.
Seja quais forem as dores musculares, desde contusões até reumatismo, a arnica é eficaz para amenizar o sofrimento das pessoas de forma caseira. Por isso, veja abaixo como usar esse composto no dia a dia para evitar as dores que acontecem no cotidiano por causa da fadiga natural. Confira:
Veja como usar arnica para dor muscular
Mesmo que tenha muitos benefícios, saiba que é preciso ter cuidado com a arnica, visto que sua ingestão pode causar vômitos e levar até mesmo ao aborto e problemas cardíacos. Por causa disso, esse remédio caseiro não é indicado para gestantes e pessoas com problemas no fígado.
A única exceção é o consumo sob cápsulas homeopáticas, já que essa forma de consumir apresenta uma concentração menor da arnica e, por causa disso, não causa efeitos colaterais consideráveis nas pessoas que a ingerem.
Caso queira, você pode encontrar a arnica tanto em lojas de produtos naturais como em farmácias de manipulação e homeopatia. Seja em forma de flores secas, tintura, óleo, gel, pomada ou cápsulas, basta saber qual a necessidade para usar corretamente. Por isso, consulte um médico antes para entender melhor qual é o melhor procedimento de acordo com sua necessidade.
Como usar arnica para cicatrizar feridas
Um dos usos da arnica é na cicatrização de feridas, pois ela possui substâncias lactonas que diminuem a produção de substâncias inflamatórias como as citocinas, por exemplo. Desse modo, o tratamento de feridas na pele, escoriações e machucados mais simples podem ser amenizados com a arnica.
Além disso, como é anti-histamínica, a arnica reduz o inchaço das feridas e inibe o vazamento de líquidos sanguíneos no local da ferida. Desse modo, ela “seca mais rápido” e, com isso, a cicatrização acontece rapidamente.
Como usar em contusões
Usar arnica para dor muscular igual as contusões é essencial optar pelo gel ou pomada, pois apresentam os melhores efeitos nesse caso. Afinal, pancadas que formam hematomas ou equimoses sob a pele precisam da ação anticoagulante da arnica e a melhor maneira de aproveitar esse benefício é usando as pomadas e cremes.
Para isso, basta aplicar um pouco de gel de arnica sobre a região dolorida e com hematomas e esfregar até sumir por completo. Desse modo, a região tende a esquentar e a repetição desse procedimento garante uma melhoria considerável das dores musculares.
Dor nas articulações
Como possui helenalina em sua composição, a arnica ajuda a bloquear a produção de proteínas que são responsáveis pela inflamação. Com isso, alguns estudos apontam que o uso tópico da arnica alivia a dor nas articulações.
Além disso, as pomadas podem melhorar a movimentação, aliviar a rigidez matinal das mãos e garantir alívio para as dores musculares causadas por causa disso e seu uso é essencial para pessoas que sofrem com osteoartrite.