A planta medicinal chamada copaíba, é de grande porte, que pode chegar a uma altura de 40 metros. Você conhece a copaíba? Sabe para que serve e como usar? Hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar tudo sobre essa planta medicinal, principalmente como usar a copaíba.
O que é a copaíba?
Primeiramente, no Brasil, a copaíba é uma planta medicinal que se desenvolve nas áreas amazônicas. E, sabe-se, que a planta tem origem na América Latina e na África Ocidental.
A árvore da copaíba pode viver em torno de 400 anos, e recebe também os nomes de: copaibeira, pau-de-óleo e óleo de copaíba.
Seus frutos são sementes pretas e ovais, apresentando uma área amarela. Os frutos são compostos de lipídios, mas normalmente não são usados de forma medicinal.
Assim, o uso medicinal da copaíba ocorre com a extração do óleo presente no caule desta planta, onde é muito requisitado na indústria farmacêutica e em produtos cosméticos.
Para extrair o óleo de copaíba, são feitos furos no tronco das árvores, tomando cuidado para não prejudicar a vida da planta, que pode durar até 400 anos.
Mas, alguns cuidados têm que ser tomados como por exemplo: somente retirar o óleo de árvores que tenham mais de 100 anos e que tenham galhos secos no cume. Pois isso garante que a árvore possua maior quantidade de óleo em seu interior.
Além disso, outro cuidado é sobre a perfuração do tronco, que não pode ser agressiva, para garantir que a árvore se recupere e possibilite novas extrações no futuro.
Quais são os benefícios do óleo de copaíba? Como é usado para se beneficiar do óleo de copaíba?
Os benefícios para a saúde, do uso do óleo de copaíba são inúmeros. Assim, entre os principais usos tem-se:
- É antisséptico e antitetânico;
- Como expectorante, colocar quatro gotas de óleo de copaíba no mel, e tomar;
- Curar infecções na garganta e em amigdalites, fazendo gargarejo com o óleo;
- Cura infecções nas hemorroidas e no aparelho genital;
- Age contra as células cancerígenas, presentes principalmente na mama, próstata e cólon;
- No combate a dores musculares, gota e reumatismos. Através da massagem usando o óleo de copaíba;
- Auxilia no tratamento das dermatites, urticárias, psoríase, acne, herpes, feridas, picada de cobra e de insetos, atuando como anti-inflamatório;
- Contribui para parar hemorragias;
- Clareia pele que possui manchas e marcas de expressão. E para tanto é preciso misturar o óleo de copaíba com o óleo de rosa mosqueta;
- Elimina e/ou reduz estrias, celulites e cicatrizes;
- Hidrata a pele dando maciez, regenerando o colágeno. Além de, melhorar a elasticidade da pele;
- É muito requisitado na fabricação de xampus, fixar os aromas dos perfumes, sabões e sabonetes;
- Na alimentação é requisitado como aditivo dos alimentos;
- Na odontologia, é requisitado para a fabricação de cimentos das obturações. Evitando assim, irritação e a proliferação de bactérias.
Sendo assim, o óleo de copaíba é excelente e é requisitado para muitos fins. Porém, não se esqueça: ele deve ser 100% natural e puro.
Procure comprar em lojas de produtos naturais bem conceituadas e de bons laboratórios.