Você sabe como tratar psoríase pelo SUS? Muitas pessoas no Brasil enfrentam a doença e graças ao Sistema Único de Saúde, o SUS, podem contar com atendimento médico gratuito.
Contudo, também há muitas pessoas que não sabem como proceder para conseguir atendimento médico para tratar a doença.
Pensando nisso, separamos algumas informações para ajudar você, que precisa de ajuda para cuidar de sua saúde.
Então, se quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler até a última linha, e fique por dentro de todos os detalhes importantes!
Como o SUS funciona?
É um direito constitucional de todos os brasileiros ter acesso ao Sistema Único de Saúde, inclusive com consulta a todos os tipos de especialidades.
Para marcar consulta com um dermatologista através do sistema, é peculiar ir até uma unidade de saúde, em sua cidade, levando seu Cartão do SUS, para então solicitar o agendamento da consulta.
O Cartão do SUS, ou Cartão Nacional da Saúde, é um documento ofertado gratuitamente pelo ministério da Saúde. Que vincula os usuários do SUS com qualquer tipo de procedimento, ações ou serviços médicos executados, ao médico que atende o paciente e aos serviços de saúde onde esses atendimentos foram feitos, através do SUS.
Como ter acesso aos serviços do SUS?
Então, como já citamos anteriormente, para ter acesso aos atendimentos médicos oferecidos pelo SUS, é preciso ter em mãos o Cartão do SUS.
E para isso, é preciso fazer um cadastro em uma Secretaria de Saúde ou em um Posto de Saúde de sua cidade.
Para finalizar esse cadastro é preciso estar com a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência atualizado em mãos.
Como tratar psoríase pelo SUS?
Como a psoríase é uma doença da pele, para tratá-la é necessária passar por uma consulta com um dermatologista.
Em alguns casos, para tratar a psoríase pelo SUS é necessário passar por um médico clínico geral antes, na UBS de sua cidade, para que ele faça uma avaliação da necessidade e te encaminhe para o especialista.
Muitas vezes, a disponibilidade de um dermatologista pode ser limitada, e isso pode aumentar consideravelmente o tempo de espera pela consulta.
Acesso ao tratamento e psoríase pelo SUS
Para escolher o melhor tratamento, é preciso que a avaliação seja feita individualmente, sempre avaliando os riscos e benefícios de acordo com cada paciente.
No Sistema Único de Saúde já existem tratamentos baseados em fototerapia como a fototerapia com fotossensibilização, além de tratamentos com medicamentos como dexametasona, clobetasol entre outros.
O tratamento prescrito pelo médico deve ser seguido corretamente, sempre considerando suas orientações.
Então, na maioria das vezes, os medicamentos prescritos podem ser encontrados em farmácias conveniadas com o Sistema Único de Saúde. Ou em estabelecimentos conveniados com o programa Farmácia Popular, tornando o custo do tratamento bastante reduzido e mais acessível a todos.
Por fim, agora que você já sabe como tratar psoríase pelo SUS, vá até o posto de Saúde de sua cidade e veja a disponibilidade de consultas hoje mesmo!