A frieira é uma infecção nos pés causada por fungos. Logo, é uma micose, geralmente presente entre os dedos. No geral, os sintomas da frieira são coceira, descamação da pele, vermelhidão e mau cheiro. Além disso, também traz um efeito nada bonito que incomoda principalmente as mulheres. Então, veja agora como tratar a frieira corretamente.
Para o tratamento da frieira é necessário paciência. Pois, assim como quase todas as infecções por fungos, o tratamento é longo. Logo, pode demorar meses para se curar. Há diversas formas de tratamentos no mercado, com pomadas e até comprimidos. Todavia, existem remédios caseiros que podem ajudar. Confira abaixo.
Receitas caseiras para tratar frieiras
Alho
As propriedades antifúngicas do alho já são conhecidas há muito tempo. Além disso, ele também ajuda na eliminação de algumas toxinas do corpo. Portanto, para utilizá-lo você deverá amassar três dentes de alho. Em seguida, coloque-as em um recipiente com água e deixe de molho por 5 horas. Por fim, você poderá lavar seus pés com esta água.
Suco de maçã
A maçã tem o poder anti-inflamatório e pode auxiliar na eliminação dos fungos. Para utilizá-la amasse uma maçã e coloque-a em uma xícara de água. Com isso você terá uma pasta e poderá aplicar no local da frieira. Porém, caso não deseje utilizar a fruta, você poderá aplicar o vinagre de maçã que possui efeito similar. Assim, aplique o vinagre algumas vezes ao dia na dosagem de 50 ml de vinagre para 200 ml de água.
Batata
Anti-inflamatória e antioxidante, a batata poderá te ajudar. Assim, pegue uma batata crua e amasse. Em seguida, passe a sua pasta sobre o local que deseja. Deixe-a por vinte minutos. Dessa maneira, você poderá repetir esse processo até duas vezes ao dia.
Gengibre
O gengibre é anti-inflamatório e auxilia na cura de muitas doenças. Para curar a frieira, amasse sua raiz. Em seguida, coloque em um recipiente com água e deixe ferver por vinte minutos. Depois, você poderá lavar os pés com a água do gengibre até duas vezes ao dia.
Cebola e Mel
Naturalmente o mel é antifúngico. Assim, você poderá associá-lo à cebola e terá uma receita fantástica. Para fazê-la amasse a cebola e junte-a ao mel. Essa pasta poderá ser posta na frieira e deixe até 10 minutos no local.
Limão
Outra forma de curar as frieiras é utilizar o limão por 5 minutos na região. Você deverá esfregar a fruta e após o processo lave e seque bem a pele. Além disso, caso você faça isso durante o dia, é importante evitar o sol. Pois, o sumo do limão pode manchar a pele.
Óleo de melaleuca
Esse é um ótimo tratamento para infecções de pele por bactérias ou fungos. Para usá-lo você deverá misturá-lo com outro óleo, pois ele não deverá utilizá-lo sozinho. Assim, adicione uma gota de melaleuca com uma colher de sopa de um óleo de sua preferência. Você poderá aplicar essa mistura até três vezes ao dia.
Quando procurar o médico?
Por fim, caso você mantenha os sintomas após uma semana com os remédios caseiros, procure um dermatologista. Além disso, fique de olho em outras alterações, seja da pele ou das unhas.