Rio de Janeiro, RJ, 25 de outubro de 2022, por Karla Camacho
Essa doença causada por vírus é mais grave quando acontece em crianças, portanto, veja abaixo tudo sobre essa infecção e como tratar bronquiolite em bebês. Afinal, não existe nada mais preocupante do que ver seu filho doente, não é mesmo? Veja mais abaixo:
O que é bronquiolite?
Infecção causada nas vias respiratórias por vírus que acomete crianças menores de dois anos, essa doença é maliciosa e faz com que o conjunto de estruturas que realizam a troca de ar no organismo como os bronquíolos e alvéolos fiquem prejudicados. Desse modo, a respiração dos bebês fica mais audível como um assovio e isso provoca dificuldade para respirar.
Em geral, acontece com mais frequência e se torna mais grave durante os primeiros seis meses de vida e acontece durante o outono e inverno. Por isso, redobre os cuidados nessa época do ano marcada pelas baixas temperaturas. Afinal, depois do primeiro acesso, o problema pode aparecer novamente causando uma gravidade maior.
Bronquiolite até os 2 anos de idade
Como a criança com até dois anos tem um pescoço mais curto e uma língua maior, além de uma árvore brônquica pequena que faz com que a obstrução cause uma inflamação na região desencadeada pelos agentes infecciosos. Por isso, os primeiros meses são os mais críticos para as crianças que contraem essa doença e os bebês respiram mais com o nariz durante essa fase.
Além disso, devido ao sistema imunológico mais frágil, os pequenos sofrem mais com esse problema durante os primeiros meses de vida. Por isso, veja como tratar bronquiolite logo abaixo caso note quaisquer sintomas dessas doenças infecciosas:
Sintomas da bronquiolite em bebês
A bronquiolite em bebês apresenta alguns sintomas similares ao da nasofaringite como obstrução nasal, tosse, presença de febre alta ou baixa que aumentam com o passar dos dias. Além disso, o caso pode se agravar e causar dificuldade para respirar e marcas de depressão entre as costelas.
Geralmente, os sintomas da bronquiolite em bebês se resolvem em apenas 7 dias, mas caso notar que esse prazo já se passou, procure um médico para iniciar o tratamento com os medicamentos adequados, dependendo do diagnóstico para avaliar o quadro e gravidade do caso.
Tratamento para bronquiolite em bebês
Então, resolvida, geralmente, em ambulatórios, a bronquiolite apresenta uma taxa baixa de internação. Visto que o tratamento consiste em realizar a higiene nasal. Garantir o alívio da febre e regular a alimentação para controlar melhor o tratamento por meio de soroterapia endovenosa e oxigenoterapia quando é necessário conforme a avaliação médica.
Além disso, os broncodilatadores costumam ser usados. Mas não podem ser utilizar por todas as crianças. Já que a gravidade da doença e episódios de dificuldade respiratória podem aparecer em bebês que não podem usar esses medicamentos.
Sendo assim, por isso, o tratamento para bronquiolite em bebês nunca deve ser feito em casa, já que é preciso conhecer o diagnóstico para conhecer o tratamento adequado para cada criança doente.