Para tratar assaduras em bebês de forma correta, que é chamada de eritema da fralda, saiba que é preciso identificar se o seu filho realmente está assado. Para isso, é preciso ver se a pele que mantém contato com a fralda como nádegas, coxas e virilhas estão avermelhadas ou com bolinhas vermelhas espalhadas.
Ademais, quando a pele está com assadura, o bebê fica bastante irritado e chora “por nada” aparentemente. Por isso, a cada troca de fralda, veja se a pele está sensível, ou seja, se o seu filho sente dor durante o toque, mesmo que não aparente qualquer vermelhidão.
Veja como tratar assaduras em bebês
Depois de atestar a assadura em bebês, o tratamento consiste em usar pomadas indicadas para os pequenos e evitar o uso de lenços umedecidos para fazer a limpeza da região. Afinal, isso vai causar atrito com a pele ferida e vai favorecer o aumento da irritação. Por isso, deixe o seu filho sem fraldas por alguns dias todos os dias para que essa área esteja sempre sequinha e ventilada.
Dicas para tratar assadura em bebês
Abaixo, seguem algumas dicas de como tratar assadura em bebês, portanto, confira algumas que são muito eficientes:
Deixe o bebê sem fralda por um tempo todo dia
Todos os dias, retire a fralda do bebê para que a pele tenha uma maior ventilação, já que o calor e umidade é uma das principais causas das assaduras. Além disso, a pele respirando melhor, as chances de bactérias e fungos se alojarem são bem menores do que quando ele está com fraldas.
Coloque uma fralda mais folgada
Além de retirar a fralda um pouco, o uso de fraldas mais folgadas também é uma das formas de tratar assadura em bebês. Pois, da mesma forma que deixar sem roupas, a fralda mais larga promove uma maior ventilação para os órgãos dos bebês na parte protegida.
Aplique pomada para assaduras
Pomadas como bepantol e hipoglós são usadas para tratar assaduras em bebês, já que elas auxiliam a pele na cicatrização dos ferimentos.
Troque a fralda com frequência
A troca da fralda é muito importante na hora de tratar a assadura, pois algumas mães acabam não trocando quando os filhos não fazem suas necessidades. No entanto, deve haver a troca de fraldas uma vez a cada refeição e sempre que ele evacuar, já que o acúmulo de suor dentro dela também promove assaduras.
Realize a higiene íntima com água e fralda de algodão
Cada vez que trocar a fralda, saiba que para tratar assadura e preveni-la é preciso fazer uma higienização com água e uma fralda de algodão. Afinal, esse cuidado reduz a irritação e promove maior conforto para o seu filho.
Mesmo que seja passageira, saiba que é importante tratar a assadura, pois quando esse tratamento não é feito, pode ocorrer uma infecção bacteriana.
Sendo assim, agora que você já sabe como tratar as assaduras do seu bebê, não negligencie esse tratamento.