Hoje vamos falar de um assunto que pode ser muito incômodo para quem convive com ele, a alopecia! Então, para compreender melhor esse assunto, leia esse artigo até o final. Entenda o que é essa doença e saiba quais são suas causas e como tratá-la!
Alopecia
É uma doença que promove a queda de cabelo de forma rápida e provoca falhas muito visíveis no couro cabeludo. No entanto, pode acometer outras regiões do corpo, como sobrancelha e barba. Ainda, a doença pode afetar uma região do corpo ou todo ele, sendo chamada de alopecia universal. Um dos principais sinais da alopecia é a perda de mais de 100 fios de cabelo por dia. Você pode perceber essa queda em grande quantidade em seu travesseiro.
Contudo, uma boa notícia é que nem sempre a doença irá danificar os folículos capilares, podendo haver uma reversão na queda de cabelo! De todo modo, as principais causas da doença são: estresse, alguns medicamentos, micose, reação dos hormônios pós-parto, lúpus, sífilis secundária e hipertireoidismo!
Os principais tipos são: alopecia areata, androgenética, traumática, seborreica e eflúvio. Portanto, por ser uma doença comprovada por vários fatores, é muito importante identificar as suas causas para melhor realizar o tratamento. Assim, não se pode deixar de consultar um dermatologista para que seja prescrito o melhor tratamento.
Como lidar com ciúmes e insegurança: dicas para trabalhar em você
Como tratar a doença
Como afirmamos acima, é imprescindível a consulta com um profissional. Ele poderá prescrever injeções ou pomadas e medicamentos de uso tópico, a depender da extensão da doença! No entanto, uma das prescrições bem comuns é o uso de minoxidil, mas existem outros que um especialista poderá indicar.
Formas de prevenir a doença
Como explicamos, essa é uma doença que ocorre por diversos fatores, dentre eles transtornos hormonais, traumas e estresse. Assim, não existe uma forma segura de evitá-la, mas há alguns cuidados que ajudam a prevenir a queda de cabelo. Então, são eles: não fume, não beba, não durma com o cabelo molhado. Em resumo, mantenha os fios sempre limpos e o couro cabeludo higienizado e evite fazer muitos tratamentos químicos. Além disso, procure reduzir o estresse no cotidiano e ter uma boa alimentação!
Caso queira realizar alguns cuidados em casa (sem renunciar ao médico), separamos algumas dicas para você! Então, você pode apostar no uso de produtos naturais como: feno-grego, bardana e urtiga. Desse modo, ao se utilizar esses produtos no couro cabeludo, eles vão estimular a circulação sanguínea e agir de modo benéfico no couro!
Outra dica: faça uma máscara natural de canela! Para isso, misture canela, azeite de oliva e mel na proporção de uma colher de sopa para cada ingrediente. Em seguida, use-a no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos. Por fim, lave o cabelo normalmente!
Gostou das nossas dicas? Então, não se esqueça: a prevenção é a melhor forma de combate às doenças. Não deixe de consultar um médico, pois esse profissional deve estar sempre acompanhando você em seu tratamento. Além disso, não se esqueça que o tipo de alopecia deve ser identificado por um dermatologista.