Quem já teve afta sabe o quanto é incômodo e doloroso, não é verdade? Geralmente, quando se está com afta a alimentação é prejudicada, pois a boca fica muito sensível a alguns alimentos. Em alguns casos, o indivíduo também não consegue se comunicar plenamente. Por isso, veja aqui no Brasil 123, como tratar afta de forma caseira.
Talvez você não tenha notado, mas é muito comum que as aftas apareçam após o consumo de alimentos muito ácidos. Algumas pessoas, por exemplo, passam a apresentar afta depois de consumirem tomate, outras não podem comer abacaxi que já começam a sofrer com esse problema.
Então, se você está com afta, tente se lembrar dos alimentos que consumiu recentemente e se houve algum alimento ácido. Em caso afirmativo busque evitar seu consumo. Além disso, evite consumir alimentos ácidos também durante o tratamento, para que não ocorra a irritação da ferida.
Como tratar afta de forma caseira?
As aftas são caracterizadas por algumas lesões na mucosa oral que proporcionam a exposição de tecido conjuntivo. Como o tecido conjuntivo é ricamente inervado, ao sofrer algum impacto durante sua exposição vai provocar dor.
Chá preto
Aplique o chá preto sobre a afta para proporcionar alívio da dor. Isso ocorre devido às substâncias presentes nesse chá, como os taninos, que são adstringentes e eliminam os resíduos e a sujeira presente.
Contudo, para realizar a aplicação é necessário preparar o chá depositando o sachê em água morna. Em seguida, aplique o sachê sobre a afta.
Água e sal
Bochechar água e sal auxilia na desinfecção da afta e faz com que o processo de cicatrização seja acelerado. Além disso, o sal ajuda a eliminar as bactérias ali presentes. Faça esse procedimento duas vezes ao dia.
Cravo-da-índia
O cravo-da-índia possui propriedades antissépticas e analgésicas. Por isso, mascar um cravo-da-índia proporciona o alívio da dor em poucos minutos e faz com que o problema seja curado mais rapidamente, pois promove a cicatrização.
Extrato de Própolis
O extrato de própolis possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida. Por esse motivo, é interessante utilizá-lo para proporcionar o tratamento, desinfecção e cura das aftas. Além disso, o extrato de própolis possui efeito regenerador. Sendo assim, ajudando a recuperar os tecidos que foram perdidos na lesão da afta.
Mel
Engana-se quem pensa que o mel é requisitado apenas na área alimentícia. Ele é útil no tratamento de algumas doenças e também no ramo estético. Por isso, outro produto natural muito eficaz no tratamento das aftas é o mel, especialmente o mel de abelhas.
O mel, além de ser excelente na culinária, também pode ser bom para curar as aftas da boca. Para isso, aplique o mel sobre as aftas e deixe ele permanecer ali por algum tempo. Após alguns minutos você pode engolir o mel, repita esse procedimento a cada 2 ou 3 horas.
O mel possui propriedades antissépticas que ajudam a deixar a pele mais macia e hidratada. Por isso, proporciona alívio do desconforto. Além disso, possui também propriedades antimicrobianas.