A caspa seborreica atinge uma boa parte da população mundial, tendo causas genéticas, deficiências no sistema imunológico, doenças autoimunes ou estresse. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar como tratar a caspa seborreica.
O que é a caspa seborreica?
Apesar de receber diferentes nomes como dermatite seborreica, psoríase seborreica ou eczema seborreico, todos eles representam uma inflamação na pele, que ocorre normalmente no couro cabeludo. Mas, em algumas pessoas, podem acontecer nas partes oleosas do corpo, como, nariz, orelhas, pálpebras, barba, sobrancelhas e peito.
Quais são os principais sintomas da caspa seborreica?
Entre os principais sintomas da caspa seborreica tem-se:
- Escamação visíveis a olho nu, principalmente em roupas escuras.
- Manchas ou crostas amarelas ou brancas no couro cabeludo, rosto, nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras ou peito.
- Pele avermelhada.
- Inchaço na pele, onde estão as caspas.
- Coceira.
Causas prováveis do surgimento da caspa seborreica?
Estudos indicam que a caspa seborreica pode ser causada pelo fungo Malassezia furfus, presente nas excreções oleosas da pele, bem como ser uma resposta do sistema imunológico.
Existem fatores que podem aumentar a chance de desenvolver a caspa seborreica como, por exemplo: depressão, mal de Parkinson, uso de medicamentos, estresse, HIV, câncer, e sistema imunológico debilitado.
Como tratar caspa seborreica?
Em algumas vezes, a caspa seborreica melhora sem precisar de tratamento específico. Mas, na maioria das vezes ela pode surgir em vários momentos durante a vida da pessoa, e pode não ter cura.
Nestes casos, recomenda-se a consulta com um dermatologista, que fará o tratamento para cada caso. Entre os principais remédios receitados pelo médico dermatologista estão medicamentos para conter a inflamação da pele do couro cabeludo, como:
Medicamentos:
- de uso tópico como corticoides na forma de shampoos, cremes ou pomadas específicas.
- imunossupressores para serem usados diretamente nas lesões da pele.
- antifúngicos de uso tópico, como cetoconazol, por exemplo.
- antifúngicos de uso oral.
Para auxiliar no tratamento da caspa seborreica, você pode ter alguns cuidados como:
- Primeiramente, deixar o couro cabeludo seco e limpo.
- Retirar o shampoo e o condicionador durante o banho, enxaguando bem o couro cabeludo.
- Não lavar a cabeça com água muito quente
- Não consumir alimentos gordurosos bem como bebidas alcoólicas
- Evitar o estresse
- Não usar chapéus e bonés, que aumentam a produção de suor no couro cabeludo.
- Tratamentos químicos, como escovas progressivas e todas as formas de tratamento químico que favorecem a selagem dos fios.
- O uso demasiado de ferramentas quentes, como secadores e chapinhas, pois o calor excessivo vindo desses acessórios pode causar irritação e aumento da oleosidade no couro cabeludo.
Opções caseiras de tratamento da caspa seborreica
- Aplicar sobre as lesões, o óleo de melaleuca, que possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes e antifúngicas. Você pode aplicar o óleo, misturado com um óleo base, para evitar a irritação da pele.
- Aplicar babosa na pele machucada, para eliminar a caspa e a descamação. Pode também ser usada em forma de creme ou gel.
Por fim, agora que você já sabe como tratar a caspa seborreica, utilize as nossas dicas e tenha maior tranquilidade no seu tratamento.