A candidíase é uma infecção sexualmente transmissível que atinge homens e mulheres. Apesar de ser mais comum em mulheres, há infecção em alguns homens pelo fungo da Candida, e os mesmo não sabem como tratar a doença. Veja aqui como tratar a candidíase masculina de forma efetiva.
A Candida corresponde a um gênero de fungos que está presente naturalmente na região da pele, boca, genitálias e trato gastrointestinal em grande parte das pessoas. Sendo que a espécie de Candida mais comumente encontrada é a Candidaalbicans. Quando o organismo está funcionando bem, a presença da Candida não faz mal algum, pois o sistema imune consegue realizar o controle desse fungo de forma que ele apareça em pouca quantidade.
No entanto, o problema surge quando o sistema imune encontra-se deficiente ou quando a flora bacteriana da pele sofre bruscas alterações, como quando há o uso de antibióticos por um longo período de tempo. Pois essas alterações deixam o organismo mais propício à proliferação da Candida.
Como tratar candidíase masculina?
A candidíase se refere à inflamação provocada pelo fungo Candida. Então, ter o fungo no corpo de forma assintomática não significa que você possui candidíase. É como se o fungo estivesse adormecido, e quando o corpo diminui a defesa, ele acorda e dá início ao processo inflamatório.
A candidíase pode atingir diversos órgãos, como pele, órgãos genitais e boca, por exemplo. No entanto, em pacientes que possuem o sistema imune muito deficiente essa doença pode se manifestar em órgãos internos, como rins, esôfago, coração e até mesmo no sistema nervoso central.
Em grande parte dos casos, a candidíase não ocorre devido ao contato com uma pessoa contaminada, mas devido à deficiência do próprio organismo de se defender do fungo presente no corpo. Porém, nos casos de candidíase masculina, o fungo pode ter sido transmitido por meio do contato sexual com uma vagina colonizada com grandes populações de candida.
Existem alguns fatores que aumentam o risco de que o homem contraia candidíase, são eles: diabetes mellitus, uso de glicocorticoides ou imunossupressores, utilização de drogas pesadas, quimioterapia e desnutrição.
Agora que você já sabe como a candidíase funciona, veja como tratar candidíase masculina.
Tratamento de candidíase masculina
A primeira forma de realizar o tratamento da candidíase em homens é por meio da utilização de antifúngicos na forma de creme ou de pomada. Então, o homem infectado pode lançar mão do uso de: clotrimazol 1% ou miconazol 2%, duas vezes por dia, durante uma a três semanas. Miconazol com hidrocortisona 1%, duas vezes por dia, durante duas a cinco semanas. Além disso, é possível utilizar fluconazol em comprimido (150mg), que deve ser ingerido em dose única.
Em casos graves, a melhor forma de tratamento é utilizar o miconazol com hidrocortisona em creme na concentração de 1% ou o fluconazol em comprimido.
É preciso ressaltar ainda que as parceiras sexuais dos homens que possuem candidíase devem realizar testes para candidíase, além de se protegerem da reinfecção. Como você pôde observar, a candidíase é uma doença multifatorial, portanto, não deixe de utilizar preservativos durante a relação sexual. E busque manter o sistema imunológico sempre forte.