Saber como tratar a ansiedade pode ser fundamental para seu dia-a-dia. Você sente a angústia crescendo dentro de você? A ansiedade é uma forma desagradável, mas normal de preocupação, desde que não afete sua vida diária. Mas às vezes se torna permanente ou se transforma em um verdadeiro ataque de ansiedade. Nesse caso, devemos agir.
Como tratar a ansiedade?
A ansiedade se manifesta como ataques de ansiedade graves, também chamados de ataques de pânico. Contudo, são bastante frequentes: a cada ano, 11% da população tem um ataque de ansiedade, principalmente mulheres.
Antes de falar sobre os sintomas, vamos voltar ao que é ansiedade. Pode ser definida como uma doença mental, que pode ter manifestações físicas, causadas por grande ansiedade ou sensação de perigo iminente.
Também falamos de ansiedade neurótica ou neurose de ansiedade em formas graves. A etimologia do termo angústia vem de uma palavra latina, que significa lugares estreitos, aperto. Por conseguinte, a ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras.
Ataques de ansiedade
É, portanto, normal ter um ataque de ansiedade. Contudo, não podemos morrer disso. Mas não devemos esperar para agir e evitar que a ansiedade se instale e se torne crônica.
Se você estiver tendo um ataque de ansiedade, então, é importante que consulte para evitar que esse transtorno se instale. O melhor é ter consigo um profissional de saúde que poderá, por conseguinte, tranquilizá-lo e aconselhar.
O tratamento da ansiedade visa evitar novas crises e também eliminar novas crises. Manter um estilo de vida saudável, comer bem, dormir bem, praticar esportes também pode ajudar a melhorar seu bem-estar mental.
Tratamento da ansiedade com psicoterapia
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é considerada a melhor solução para o tratamento de ataques de ansiedade. Ela ajuda, portanto, a corrigir falsas impressões de perigo iminente.
Com a ajuda do terapeuta, pode-se gradualmente ser exposto às situações que desencadeiam as crises, para aprender gradativamente a controlá-las.