Você quer saber como transferir investimentos para outra corretora? Muita gente tem dúvidas sobre esse assunto e chega a ficar preso à instituição da qual é cliente por pensar que não pode passar os papéis para outra corretora. Pensando nisso, hoje trouxemos, aqui no Brasil 123, tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
É possível transferir investimentos para outra corretora?
Muita gente pensa que, para transferir investimentos para outra corretora, é necessário liquidar todos os seus investimentos e comprá-los novamente depois. Entretanto, não é assim. Afinal, existe a chamada “portabilidade entre corretoras”. Por meio desse recurso, os investidores podem pedir a transferência de custódia de seus papéis de uma corretora de valores para outra.
Esse processo pode não ser dos mais simples, pois muitas instituições podem enchê-lo de burocracias para tentar desmotivar os clientes a migrarem para outras. Porém, dependendo do caso, vale a pena buscar essa alternativa e deixar o seu capital com uma corretora na qual você confie plenamente.
Como transferir investimentos para outra corretora?
Quando fazemos qualquer tipo de investimento no mercado de capitais, que podem ser em títulos públicos, ações, fundos de investimento, etc, é gerado um documento que atesta o nosso direito de posse sobre esses papéis.
Apesar dessa posse ser nossa, o documento fica sob custódia de uma instituição que irá gerenciar esse investimento para nós, como comprar e vender ações na bolsa de valores, fazer a aplicação dos dividendos em fundos imobiliários, enfim, cuidar do nosso capital com foco na nossa obtenção de lucro.
Agora, se você não estiver contente com a forma que essa corretora está gerenciando o seu dinheiro, ou simplesmente deseja passar a custódia para outra instituição seja pelo motivo que for, deve abrir o processo de transferência.
Para isso, você deve seguir esse passo a passo:
- Abra uma conta na instituição para a qual você deseja transferir seus investimentos;
- Solicite junto à sua atual corretora, os formulários para transferência de custódia de papéis;
- Preencha todos esses formulários e encaminhe à sua atual corretora (cedente);
- Então, ela encaminhará a transferência para a nova corretora (cessionária);
No geral, esse processo é feito por meio de plataformas digitais, ligadas à própria instituição. Após cumprir todos os procedimentos necessários, dentro de alguns dias, você deverá acessar a plataforma da nova instituição para checar se a sua carteira de investimentos já consta lá.
Entretanto, algumas cedentes podem ser mais inflexíveis e solicitar documentos adicionais, reconhecidos em firma e uma série de outras burocracias. Mas, o processo todo costuma durar entre 2 e 9 dias, uma vez que a demora na finalização da transferência pode acarretar em multas para a cedente.
Que tipos de investimentos podemos transferir para outra corretora?
Geralmente, as exceções que não possuem portabilidade são somente aquelas que não são oferecidas pela cessionária. Por exemplo, se você tem papéis em FIIs, mas a corretora para a qual você quer transferi-los não oferece essa modalidade de investimento, você não conseguirá realizar a transferência sem liquidá-los.
Desse modo, você pode transferir investimentos para outra corretora, de qualquer modalidade, desde que a cessionária ofereça esse mesmo tipo de papéis.
Gostou de saber como transferir investimentos para outra corretora? Então, se não estiver completamente satisfeito com a sua instituição, solicite a portabilidade dos seus papéis agora mesmo!