A CTPS, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, é um documento muito importante na vida do trabalhador. Isso porque ela contém o registro de todas as suas atividades realizadas mediante o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). E são esses dados que possibilitarão um trabalhador ao recebimento de sua aposentadoria e outros benefícios. Portanto, saber como tirar a carteira de trabalho é fundamental.
Quem pode tirar a carteira de trabalho
Todo mundo pode tirar a carteira, desde que seja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, também é preciso que o cidadão tenha uma conta no gov.br, porque ela será necessária no momento do cadastro.
Como tirar a carteira digital?
Primeiramente, para tirar a carteira de trabalho, é preciso se cadastrar no portal do Governo Federal. Em seguida, é preciso baixar o aplicativo gov.br. Isso será feito mediante a pesquisa do aplicativo na loja de aplicativos do celular. Ao abri-lo, ele solicitará informações pessoais, que deverão todas ser preenchidas e validadas.
Haverá, também, um questionário a ser preenchido, o que possibilitará o acesso a uma senha temporária, cuja troca precisará ser feita pelo titular. A senha tem caráter temporário por medidas de segurança. Ao final do procedimento, o trabalhador já terá acesso à sua carteira de trabalho digital.
Como tirar carteira de papel?
A carteira de trabalho em papel não é mais emitida, exceto para alguns trabalhadores. São eles os contratados por órgãos públicos, como aqueles que trabalham em organismos internacionais. Dessa forma, para obtê-la, é preciso fazer isso de forma presencial, mediante o agendamento antecipado por e-mail.
Para conseguir esse agendamento, basta enviar um e-mail para trabalho.(uf)@economia.gov.br. Deve-se substituir o UF pela sigla do estado onde o trabalhador mora. Por exemplo, quem mora em São Paulo deverá mandar e-mail para trabalho.sp@economia.gov.br, ao passo que quem mora no Rio de Janeiro deve mandar e-mail para trabalho.rj@economia.gov.br.
Qual é o valor para tirar a carteira?
Não importa se você vai tirar carteira de trabalho física ou digital, a sua emissão é feita de forma gratuita e não há cobrança de nenhuma taxa.
A carteira digital é obrigatória?
Tirar carteira de trabalho digital é obrigatório, para todos os profissionais. Isso porque ela substitui a carteira física. Portanto, é fundamental seguir o passo a passo acima, para emitir a sua. Ao contrário da carteira de trabalho em papel, o número da digital é o seu CPF, portanto é mais fácil lembrar dele para acessá-la.
E, quando você for contratado em uma empresa, basta informar o número do seu CPF para que ela faça o seu registro como empregado. Entretanto, quem tem uma carteira de trabalho física não deve jogá-la fora, uma vez que ela pode ser útil para consultas futuras.
A carteira de trabalho digital tem suas vantagens
Ainda que seja novidade para muitas pessoas, a tirar carteira de trabalho digital tem vantagens. Por exemplo, o processo de solicitação pode ser feito totalmente online e o documento fica pronto mais rápido. Além disso, é possível acessar todas as suas informações trabalhistas quando quiser e onde estiver. Outra vantagem é que não há como perder documento.