Muitos querem ter um jardim vertical no apartamento, afinal é uma ótima maneira de trazer a natureza para dentro de casa e aproveitar todos os benefícios que as plantas podem oferecer.
Além disso, também é uma opção esteticamente agradável, e ainda ajuda a purificar o ar, reduzir a temperatura ambiente e trazer mais vida ao ambiente.
Então, se você quer ter um belo jardim em seu apartamento, está com sorte, pois hoje nós vamos te contar as melhores dicas para tal. Confira:
Escolha das plantas
Antes de começar a montar o seu jardim vertical, é importante escolher as plantas certas.
Dessa forma, opte por plantas que se adaptam bem a ambientes internos, que não precisem de muita luz solar direta e que sejam de pequeno porte.
Echeverias, suculentas, samambaias, heras e bromélias são algumas opções que se adaptam bem a ambientes fechados, elas também exigem cuidados moderados.
Estrutura adequada
É importante criar uma estrutura adequada para sustentar as plantas. Para isso existem diversos sistemas prontos de jardins verticais disponíveis no mercado, que vão desde prateleiras fixas à paredes modulares.
Então, escolha aquela que melhor se adapta ao seu espaço disponível e que seja de fácil instalação.
Iluminação
Mesmo que as plantas escolhidas sejam de sombra, é importante que elas recebam alguma iluminação natural.
Por isso, posicione o jardim vertical próximo a uma janela ou utilize lâmpadas de LED para garantir a luz necessária para o desenvolvimento das plantas. Se você tiver uma pequena sacada, melhor ainda!
Rega adequada
É importante ter cuidado ao regar as plantas do jardim vertical. Afinal, o sistema é vertical, e o excesso de água pode escorrer para as plantas de baixo, causando danos e levando as plantinhas até mesmo a morte.
Portanto, utilize vasos com sistema de drenagem adequado e regue de maneira controlada, garantindo assim que cada planta receba a quantidade ideal de água.
Cuidados básicos
Assim como qualquer outro jardim, o jardim vertical também precisa de cuidados.
Sendo assim, faça podas regulares, retire folhas secas e aplique fertilizantes naturais para garantir o desenvolvimento saudável das plantas. Lembrando que, o ideal é adubar as plantas a cada dois meses.
Proteção contra pragas
Mantenha seu jardim vertical livre de pragas fazendo inspeções regulares nas plantas em busca de sinais de infestações.
Além disso, você pode utilizar produtos orgânicos para o controle das pragas, se necessário.
Então, se você vai criar um jardim vertical no seu apartamento, com certeza vai trazer vida e beleza ao ambiente, independente do tamanho do seu lar.
E ao seguir essas dicas, você finalmente vai conseguir ter um espaço acolhedor, cheio de plantas, mesmo em um local reduzido.
Além disso, proporciona bem-estar e uma sensação de conexão com a natureza, tão importante em ambientes urbanos.
Portanto, experimente e desfrute de todos os benefícios estéticos e calmantes que um jardim vertical pode oferecer!
Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou, afinal, sua opinião é sempre bem vinda. E se você conhece alguém que vai gostar dessas dicas, compartilhe!