Muitas pessoas pensam que por possuir baixa renda, têm baixa pontuação de crédito, dificultando a obtenção de empréstimos. As pontuações de crédito são usadas pelas instituições financeiras como um indicador de que um cliente é confiável ou não em termos de pagamentos, e essa avaliação leva em consideração uma ampla gama de fatores. Por isso que hoje, nós vamos informar como ter um bom Score no Serasa.
Razões pelas quais seu nome não é contemplado na Serasa
Utiliza-se a pontuação na concessão de crédito para diversos fins, como, por exemplo, hipotecas de casas e veículos, aprovações de cartões de crédito e adiantamentos em dinheiro.
A Serasa é uma das principais empresas de análise de crédito e as avaliações de seus clientes variam de zero a 1.000. Sendo avaliado da seguinte maneira:
- Se sua nota estiver entre 0 e 300, é ruim;
- Entre 301 e 500, é mediano;
- Entre 501 e 700, está bom; e
- Entre 701 e 1000, é excelente.
Como é feita a pontuação do Score do Serasa?
Existem 4 requisitos necessários para pontuar o score no Serasa. São eles:
- O fator mais importante é até que ponto uma pessoa honra o financiamento e a dívida do cartão de crédito (55 % do peso total);
- Não ter dívidas ou ônus em seu nome (33% do peso total);
- Possuir cartão de crédito ativo e quitado integralmente (6%);
- As instituições financeiras frequentemente consultam o mesmo CPF para aconselhamento (6%).
Assim, as empresas usam essas informações para calcular se um indivíduo tem hábitos financeiros saudáveis.
Na mente de muitos consumidores, uma boa pontuação de crédito desbloqueia automaticamente o acesso ao crédito e aos serviços financeiros.
No entanto, cabe a cada banco ou instituição individual disponibilizar os empréstimos. Desse modo, a capacidade de manter compromissos financeiros é uma consideração importante ao conceder crédito.
Uma pessoa que ganha o salário mínimo no Brasil (R$1.212,00) pode não ter seu pedido negado automaticamente. Da mesma forma, um cliente que ganha 10 salários mínimos (cerca de R$12.120,00) pode ter dificuldades.
Como ter um bom Score no Serasa?
O conselho mais importante é, portanto, sempre ficar de olho na sua situação financeira. Uma maneira fácil de verificar e resolver dívidas relacionadas ao nome sem fazer grandes sacrifícios financeiros é usar o aplicativo móvel de uma empresa relacionada ao crédito.
Também vale a pena se cadastrar no Limpa Nome da Serasa para aproveitar os recursos de solução de dívidas da plataforma, como cobranças e ofertas exclusivas para credores.
O consumidor pode melhorar seu score de crédito antecipadamente e evitar solicitar crédito em um momento em que ele está baixo. Dessa forma, o consumidor pode melhorar a sua pontuação antes de pedir crédito em um banco e evitar fazer a solicitação em um período em que a nota é considerada baixa.
Então, para ter um bom Score, mantenha suas contas em dia, tenha um cartão de crédito pago em sua totalidade, mantenha o pagamento em dia dos financiamentos contraídos, além de não ficar o tempo todo fazendo consultas no seu Score.
Por fim, este último quesito, é de extrema importância, por o Serasa entender, que o seu CPF está sendo consultado continuamente, para a aquisição de mais dívidas. Portanto, manter suas dívidas em dia é a melhor maneira de ter um score maior.