Saber como ter mais autoestima pode melhorar sua saúde mental e emocional. Mais detalhadamente, a autoestima é um estado interno que tem sua origem na autocompreensão, no amor próprio e na autoaceitação.
Como vimos, a autoestima não muda com o tempo. Muito simplesmente porque só é medido por nós mesmos, não importa o que os outros possam dizer ou fazer.
Assim, não muda com facilidade ou rapidez, independentemente de eventos externos. No entanto, se colocarmos muita ênfase em nossos erros ou dificuldades, ela pode se desgastar e se deteriorar, porque, então, acreditamos que somos “falhos”.
Como ter mais autoestima?
Ter uma autoestima elevada significa aceitar o que é bom para você. Que você sinta, no fundo de si mesmo, que merece felicidade, saúde, riqueza, sucesso e amor, não importa as dificuldades que esteja passando agora, não importa quais decepções tenha passado ou opinião de outros.
Entenda a si mesmo
O primeiro passo é se conhecer em um nível mais profundo. Imagine por um momento que tudo o que você tinha se foi durante a noite. Trata-se de tudo, ou seja, seus bens, carreira, dinheiro, relacionamentos, família, realizações e tudo o que é físico e tangível.
Pergunte a si mesmo:
- Como eu me sentiria se tudo o que eu tinha fosse levado de repente para lá e não houvesse mais nada além de mim?
- O que mais eu teria para mim que fosse de valor?
É um cenário interessante, mas muito poucas pessoas se dão ao trabalho de imaginá-lo. É interessante porque o que você sente sobre si mesmo, quando tudo foi tirado de você, é a sua autoestima.
Aceite-se
Se você voltar em sua história pessoal, certamente terá algumas lembranças muito boas, algumas neutras e coisas das quais não se orgulha. Porém, para fortalecer sua autoestima, ela deve ser real e genuína.
Sua autoimagem, portanto, não deve ser uma fantasia ou uma idealização de si mesmo. Você tem que aceitar sua natureza interior, e isso inclui todas as suas facetas, boas e más.
Sim, você tem falhas, cometeu erros e falha terrivelmente de vez em quando. Mas, você fez tudo o que podia nessa situação e nesse contexto, além de todas essas experiências que fizeram de você quem você é hoje. Você mesmo, seu ser interior. Isso é tudo que você é.
Ame a si mesmo
Para saber como ter mais autoestima é preciso se amar. Ou seja, tratar-se com bondade, tolerância, generosidade e compaixão.
Sim, você tem falhas, limitações e fraquezas como todo mundo. Isso é o que é ser humano, portanto. Todos têm que enfrentar seus próprios demônios. Não se apegue a isso, deixe-se levar e aprecie quem você é.