O trauma pode se manifestar de inúmeras formas e tudo depende exclusivamente do contexto. Entretanto, saber como superar um assédio ou abuso é importante para que se consiga seguir a vida. É um assunto difícil e doloroso de ser tratado, o mais recomendado é que se busque um profissional especializado em psicologia para ajudar.
Infelizmente, a cultura do estupro está presente em nossa rotina e é raro encontrar uma mulher que nunca sofreu com isso. Portanto, continue a leitura para saber um pouco mais sobre como superar um assédio ou momentos de trauma. Não se cale e tenha força para ir até o fim.
1. Aprenda a respirar
Em nossa sociedade, é comum que duvidem das mulheres quando o assunto se trata de violência sexual. Como prova disso, existe o caso de Mariana Ferrer que, mesmo famosa e sendo influente, virou motivo de chacota em redes sociais. Se isso já ocorre com pessoas famosas, imagine então com outras meninas de classe baixa?
Dependendo do caso, terá que lidar sozinha com suas crises. Aprenda a superar sua ansiedade para que possa seguir em frente.
2. Buscando um escape
É difícil encontrar coisas boas para se apegar agora, não é mesmo? Entretanto, tente fazer algumas atividades diferentes para que fuja da rotina. Saia com algumas amigas para fazer compras, assista uma série ou leia um livro. Existem vários gêneros como poesia, romance ou distopia.
Descobrir quais os seus dons e praticar o auto conhecimento será mais que necessário neste momento.
3. Faça terapia
A terapia é algo difícil, que exige tempo e investimento. Felizmente, está se tornando cada vez mais acessível para todas as pessoas. Você pode conseguir sessões através de programas sociais de faculdades, CAPS ou Centro de Saúde (postinhos). Tudo isso sem pagar nada e se necessário, poderá fazer o uso de calmantes e antidepressivos para ajudar durante as crises.
Peça a ajuda de alguém de confiança para que vá com você buscar o acesso a essas formas de consulta. Não deixe para fazer tudo sozinha.
4. Crie uma rotina saudável
Comece a praticar exercícios e se alimentar corretamente, por mais que seja difícil. Entretanto, não se sinta na obrigação ou dever de fazer isso. Comece os novos hábitos quando se sentir preparada psicologicamente.
E então, tem mais alguma dica de como superar um assédio ou abuso sexual? Deixe nos comentários.
Veja também: Luana Piovani faz desabafo e revela que sofreu abuso sexual quando criança
Bom dia!
Tanto a mulheres como homens sofrem assédio , porém as mulheres tende a ter muito mais dificuldade de lidar com situações no decorrer de sua vida. Queria eu ter podido ver muitos atrás das grades. Consciência de poder ajudar outros considero fundamental denunciar para que o sujeito seja investigado, um ser deste é um risco eminente para sociedade, a maioria sofre de algum distúrbio as vezes irreversível ( Eu sou a favor da castração biológica, dentro de um espaço de monitoramento do indivíduo para ter certeza que ele está curado, o que considero impossível . A maior ajuda no meu ponto de vista é brecar a força, fez ou já tem várias vítimas ou vai ter. ” Eu assisto filmes e documentários de como funciona o cérebro de um ou uma psicopata classe 1/classe2/ classe 3 e o extremo destes doentes.
Att/Marta Mello
Eu preciso ajudar uma entidade filantrópica, e estou pensando como agir. Não me calo mais qualquer assédio informo a polícia. Não deixem de ligar para polícia, eles trabalham muito bem , pois todo policial é um investigador nato. Não permita nem que um homem ou uma mulher encontre sua próxima vítima para ser um parente seu.