Como superar mães narcisistas é um assunto cada vez mais abordado, principalmente em grupos de relacionamentos abusivos. Com a desculpa do amor materno, tentam controlar a vida dos filhos em todas as opções escolhidas por eles. Como consequência, o adulto pode desenvolver traumas na vida. Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas para ajudar a recuperar-se de traumas passados. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!
O que é o narcisismo?
A principal característica é uma imagem super valorizada de si mesma. Apenas aquela pessoa está certa e possui razão, todo o restante está errado. Em geral, esse tipo de indivíduo cultiva a própria imagem em excessos e se admiram muito.
Neste tipo de relacionamento, transferem as próprias expectativas para os filhos. O famoso… “Eu queria que ele fosse um médico, aquilo que nunca consegui”. Consequentemente, começam a criar um ambiente de competição para demonstrar inteligência e sabedoria. Fazendo com que os filhos se sintam inferiores, acabam com a saúde mental através da manipulação.
É muito comum que imponham condições para continuar tendo afeto. Só continuam amando enquanto seguem os sonhos delas. Na série Bruna Surfistinha presente na Amazon, os pais da protagonista apresentam desprezo pela filha porque ela não era o que planejaram. Não conseguem mais ama-la e olhar em seus olhos, expulsam ela de casa quando volta para pedir ajuda.
Uma consequência disso é que desde pequenas, as crianças passam a se anular para agradar aos desejos dos pais. A sexualidade se torna reprimida assim como os desejos e vontades.
Como superar mães narcisistas?
O primeiro passo é buscar ajuda psicológica e tentar fazer terapia. Os psicólogos irão te guiar para um caminho de auto conhecimento e sabedoria, essenciais para esse novo encontro consigo mesmo.
Muitas vezes, apesar de ser sua mãe, se deseja descobrir como superar mães narcisistas, é necessário tomar espaço. Isso pode ser mais difícil quando se é menor de idade e não pode sair de casa. Entretanto, se você possui renda e é adulto, não há motivos para ficar onde te machuca apenas por ser parte da família. A família é onde se sente bem e não nas pessoas que possuem o mesmo tipo sanguíneo.