O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece o auxílio-doença para segurados com incapacidade temporária. Por exemplo, quem teve um acidente ou por motivos de doença precisa se afastar do trabalho. No entanto, para ter acesso ao benefício é necessário antes solicitar e passar por uma análise médica do instituto. Ou seja, uma perícia médica que pode ser domiciliar ou hospitalar.
No entanto, muitas pessoas não sabem que podem solicitar uma perícia e fazer o seu agendamento através do site. Além disso, caso você não possa comparecer na data e hora agendadas, é possível remarcar a perícia.
Para saber mais sobre o assunto e como agendar a sua perícia médica, confira a seguir.
Quem pode solicitar uma perícia médica no INSS?
Em primeiro lugar, é necessário que a pessoa esteja doente ou incapaz para exercer as funções laborais.
Para ter direito ao auxílio-doença é necessário ter contribuído com no mínimo um ano para a Previdência Social. Porém, nos casos de afastamento por motivo de doença ou acidente de trabalho, não existe tempo de carência para receber o benefício.
Como marcar uma perícia médica online
Para isso, você deverá acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Em seguida, clique na opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Na página seguinte, selecione o tipo de perícia e siga as demais instruções que aparecerão na tela. Por fim, informe os dados exigidos para concluir o seu pedido.
Você pode realizar o agendamento também através da central de atendimento do INSS através do número 135.
Separe e anexe a documentação
Para quase todos os casos são exigidos os seguintes documentos:
CPF;
Documento de identificação com foto. Por exemplo, RG, CTPS ou CNH.
Documentos médicos originais, como laudos, receitas, exames e relatórios. Esses documentos deverão ser anexados no site ou aplicativo. Por isso, cuide de digitalizar corretamente e manter a qualidade da foto.
Procuração ou termo de representação legal quando houver. Por exemplo, tutela, curatela ou termo de guarda.
Também é necessário apresentar uma carta da empresa declarando o último dia de serviço.
Você também deverá apresentar comprovantes de contribuição individual ou autônomo.
Como consultar o processo
Para isso, você deverá acessar o Meu INSS e clicar na opção “Do que você precisa?”. Depois disso, escreva no campo de busca: “Resultado de Benefício por Incapacidade”. Assim, você conseguirá localizar o seu processo.
No geral, o tempo de resposta do instituto é de 45 dias corridos para a prestação do serviço. Vale lembrar que o serviço é gratuito. As pessoas idosas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, crianças e obesos possuem atendimento preferencial.
Como se comportar durante a perícia
Durante a perícia é necessário que você seja objetivo, claro e educado. Organize os seus documentos para facilitar a análise e só responda às perguntas que lhe forem feitas. Vale destacar que a agressão verbal ou física pode ser considerada desacato ao funcionário público. No fim da perícia, solicite um comprovante de comparecimento.
Como prorrogar o auxílio-doença?
Para isso, você terá que realizar uma nova solicitação e agendar uma nova perícia. Porém, em alguns casos o segurado pode receber a aposentadoria por invalidez.