Solicitar a pensão por morte no aplicativo Meu INSS é uma excelente ideia para quem busca economizar tempo e evitar filas nas agências do órgão. No entanto, nem todos sabem como fazer isso.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você, que não sabe como solicitar pensão por morte no aplicativo Meu INSS, saiba como fazer isso de uma maneira prática e rápida.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como solicitar pensão por morte no aplicativo Meu INSS?
A pensão por morte é um benefício previdenciário que os dependentes do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que faleceu, têm direito. Antigamente, solicitar esse benefício poderia ser um processo complicado e demorado, mas com o avanço da tecnologia, é possível fazer todo o processo de solicitação da pensão por morte através do aplicativo Meu INSS.
Sendo assim, para fazer isso, basta seguir as seguintes orientações:
1. Baixe o aplicativo Meu INSS
Primeiramente, para solicitar a pensão por morte no aplicativo Meu INSS é preciso baixá-lo em seu smartphone. Para isso, o app está disponível gratuitamente tanto para dispositivos Android quanto iOS.
Dessa maneira, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular, pesquisar por “Meu INSS” e fazer o download e instalação.
2. Faça o cadastro no aplicativo
Então, depois de baixar o app, você precisará fazer um cadastro para utilizar todas as funcionalidades.
Dessa forma, ao abrir o app pela primeira vez, clique em “Cadastre-se” e preencha todas as informações, tais como:
- Número do CPF;
- Nome completo;
- Data de nascimento, entre outros dados pessoais.
Além disso, é importante ter em mãos os documentos necessários durante o cadastro para facilitar o preenchimento.
3. Acesse sua conta e solicite a pensão por morte
Ademais, depois de concluir o cadastro, você poderá acessar sua conta no Meu INSS informando seu CPF e senha.
Sendo assim, ao entrar no aplicativo, clique em “Benefícios” e, em seguida, em “Solicitar Pensão por Morte”.
Além disso, será necessário preencher um formulário com os dados do segurado falecido e dos dependentes, assim como anexar os documentos que o aplicativo solicitar.
4. Envie os documentos necessários
Durante o processo de solicitação da pensão por morte, será necessário enviar alguns documentos que comprovem a relação de dependência como:
- Certidão de óbito do segurado;
- Documentos que comprovem a relação com o segurado (certidão de casamento, certidão de nascimento, etc.) e;
- Documentos de identificação dos dependentes.
Ademais, você pode anexar todos esses documentos diretamente no aplicativo, tornando o processo mais ágil e prático.
5. Acompanhe a sua solicitação
Por fim, após enviar os documentos necessários, você poderá acompanhar o processo de solicitação da pensão por morte em tempo real no aplicativo Meu INSS.
Para isso, basta acessar a opção “Agendamentos/Requerimentos” e verificar o status da sua solicitação. Caso haja necessidade de complementar algum documento ou se o INSS solicitar alguma informação adicional, você também será informado pelo aplicativo.
É importante ressaltar que, recentemente, o INSS liberou esse benefício de forma automática para alguns dependentes. Então, pode ser que isso aconteça com você também. Contudo, por vezes é necessário se dirigir até uma agência da Previdência para cumprir algum procedimento antes da liberação.
Agora que você já sabe como solicitar pensão por morte no aplicativo Meu INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!