Famílias cadastradas no Cadúnico e que moram em capitais brasileiras que já possuem a tecnologia 5G, podem solicitar o kit antena digital. Esse kit já está sendo distribuído para famílias inclusas no Cadastro.
A ideia da distribuição dessa nova tecnologia é garantir um sinal digital melhorado nas transmissões. Porém, primeiramente, a mudança ocorrerá em TV de Banda C para a Banda KU.
O governo tem disponibilizado esses kits para que o sinal de transmissão aberta não tenha interferências e tenha uma maior qualidade. E, para isso, os equipamentos distribuídos são modernos e com a tecnologia 5G, que atualmente, é a mais eficiente no país.
Como faço para solicitar o kit antena digital?
Não há segredos para fazer a solicitação do kit antena digital. No entanto, é preciso fazer o pedido através da Anatel, pela central de atendimento. Basta ligar no telefone 0800-729-2404.
Outra opção é realizar o pedido pela internet, no site do programa Siga Antenado. Para quem for realizar a solicitação pelo site e tem dúvidas de como fazer isso, siga o passo a passo abaixo:
- Entre na página inicial do site;
- Em seguida, clique no Menu que se encontra no canto superior esquerdo da tela e vá na opção “Programa de Distribuição de Kits gratuitos”;
- Após isso, clique na opção “Agende Aqui”;
- Você será redirecionado para uma nova página e, por lá, basta fazer a identificação através do CPF ou o NIS (número de identificação social).
Feito isso, terá um questionário onde o solicitante deverá responder. Além disso, é também necessário informar o melhor horário para a instalação do kit Antena Digital.
Após informar o horário, um técnico especializado comparecerá até a residência para verificar se necessita a instalação do novo kit para o sinal digital ou não. Se houver, ele fará a instalação.
Quem está apto a receber o kit?
O kit Antena Digital é um dos benefícios do Governo Federal e, com isso, é necessário estar dentro das normas para receber. Como por exemplo:
- Estar cadastrado no Cadúnico (Cadastro Único);
- Estar na lista de famílias que fazem parte de algum programa social do governo;
- Ter uma antena parabólica tradicional;
- A antena precisa estar conectada e devidamente instalada.
A maioria dos benefícios do governo são destinados a famílias de baixa renda e, para quem já faz parte dos programas sociais, basta fazer a solicitação. Para os cidadãos que ainda não fazem parte dos programas, mas se enquadram nas regras básicas para o recebimento, é necessário procurar o CRAS de sua cidade e fazer o cadastramento.
Onde está sendo distribuído o kit?
O sinal com tecnologia 5G ainda não está disponível em todos os estados e cidades brasileiras. Sendo assim, somente nas regiões onde há a captação do sinal será possível solicitar o kit Antena Digital.
No entanto, a tecnologia já está disponível em 22 capitais brasileiras. São elas:
Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís, Teresina, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
Algumas dessas capitais receberam o sinal recentemente, em setembro deste ano. Mas, a maioria citada acima já tinha o sinal efetivo a mais tempo.
A ideia é contemplar todas as capitais brasileiras em que o sinal 5G já estivesse operando, porém, a Anatel adiou o cronograma cerca de duas vezes nos últimos meses.
Isso aconteceu porque houve um atraso na entrega dos filtros que fazem com que o sinal moderno 5G não interfira em outros serviços do satélite, prejudicando assim, outras áreas.
Houve também problemas logístico que fizeram com que a entrega fosse ainda mais demorada. Todavia, a ideia é seguir trabalhando e expandindo o sinal moderno para que todos os brasileiros inscritos no Cadúnico possam ter acesso ao kit Antena Digital, caso seja necessário.