Afinal, como solicitar auxílio doença? Aqui, o Brasil 123 te conta os detalhes. O auxílio doença é um benefício concedido pelo Governo quando o cidadão se encontra em uma condição de incapacidade temporária. No caso, a incapacitação é referente ao exercício do atual trabalho, e necessita permanecer por, no mínimo, 15 dias consecutivos.
Se for o seu caso, você pode fazer o pedido de solicitação. É necessário apenas algumas documentações e o preenchimento de alguns requisitos básicos. A dinâmica do processo de solicitação não é muito complicada.
Continue conosco e veja o que é preciso para fazer o pedido do seu auxílio doença.
Requisitos para solicitar o auxílio doença
Se você precisa de informações específicas sobre como solicitar auxílio doença, procedimentos e passo a passo, vamos explicar a seguir. Porém, primeiramente, é preciso conferir quais são os requisitos necessários. Veja abaixo.
Incapacitação para o trabalho
Essa incapacidade pode ser não apenas por doença, mas também por acidentes que geram sequelas temporárias. No entanto, esses acidentes não precisam obrigatoriamente terem ocorridos no ambiente de trabalho. O critério é apenas a incapacitação.
Período de carência
É o tempo referido ao tempo de contribuição ao INSS. É necessário ter pelo menos 12 meses de contribuição a partir de um trabalho formal, seja por carteira assinada ou por contrato.
Qualidade de segurado
É o requisito referente à inscrição atualizada do INSS associada à contribuição mensal de previdência. É provável que você esteja com esse requisito regularizado. Até porque, é um contexto padrão do trabalhador de carteira assinada.
Como solicitar auxílio doença?
Mas, afinal, como solicitar auxílio doença? Podemos te explicar de forma simples. Portanto, acompanhe a seguir e tire as suas dúvidas.
Laudo médico
Primeiramente, você deve ser consultado por um médico e garantir o recebimento de um laudo. Assim, esse laudo deve estar atualizado e conter os detalhes diagnósticos. Além disso, ele deve especificar um tempo de afastamento maior que 15 dias.
Registro e formulário de afastamento
Posteriormente, o laudo médico deve ser entregue à empresa e você deve solicitar a realização de um registro formal de afastamento. Então, a partir do laudo médico, a empresa deve te entregar um formulário de afastamento preenchido e detalhado com a incapacidade do exercício das funções laborais.
Laudo pericial
Depois do reconhecimento da empresa, você deve agendar uma perícia com o perito do INSS. Esse agendamento pode ser feito online pela plataforma MEU INSS que está disponível para o público geral. Por fim, o resultado da perícia irá gerar um laudo pericial que, dependendo da avaliação, concederá ou não o recebimento do benefício.
E quais documentos pessoais são necessários?
Serão necessários seus documentos básicos que normalmente são utilizados em outras situações.
- RG;
- CPF;
- PIS – atualizado e retirado na previdência social;
- Carteira de trabalho ou carnê, em casos de contrato;
- Resultados de exames laboratoriais e/ou radiográficos;
- E como já comentamos, os laudos médico e pericial, além do formulário emitido pela empresa.
Dessa forma, se você necessitar solicitar o auxílio doença, agora já sabe como fazer. Aproveite para reunir a documentação necessária.