Afinal, como solicitar auxílio-acidente? Esse é o tipo de auxílio que ninguém espera precisar, correto? Entretanto, é bom saber como funciona, por isso o Brasil 123 vai te mostrar com passos simples como lidar com esse benefício previdenciário, solicitando-o caso precise. Então, confira a seguir todas as nossas informações. Além disso, veja o passo a passo da solicitação. Confira.
Saiba mais sobre como solicitar auxílio-acidente
O que é o auxílio-acidente? Quem tem direito? Como solicitar auxílio-acidente? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo. Dessa forma, saiba que o auxílio-acidente é um benefício indenizatório pago pelo INSS, para pessoas que sofreram qualquer tipo de acidente que tenha resultado em sequelas que reduziram sua capacidade de trabalho.
Portanto, existem dois tipos de auxílio-acidente:
- Auxílio-acidente acidentário: é quando as sequelas que reduziram a capacidade para o trabalho, tem origem em um acidente de trabalho ou doença ocupacional;
- Auxílio-acidente previdenciário: as sequelas derivam de um acidente de qualquer natureza, não relacionados ao ambiente de trabalho.
Quais são as condições para requisitar o auxílio-acidente?
Para solicitar e receber o auxílio-acidente, é necessário que o segurado:
- Esteja na condição de segurado pelo INSS na época do acidente;
- Estar filiado ao INSS como empregado urbano/rural, empregado doméstico, trabalhador avulso ou segurado especial;
- Ter sofrido um acidente ou contraído uma doença de qualquer natureza que tenha reduzido parcial e permanentemente a capacidade de trabalho;
- Possuir documentos que comprovem a relação entre o acidente ou doença e a perda de capacidade de trabalho.
Como solicitar o auxílio-acidente?
Você sabe como solicitar o auxílio-acidente? Pois, é muito importante que você entenda como fazer isso, caso precise. Assim, para solicitar o auxílio-acidente, é preciso cumprir etapas online e presenciais. Confira:
Acessar o site MEU INSS
O primeiro passo é acessar o site MEU INSS, que pode ser acessado, também, baixado o aplicativo. Além disso, você precisa estar cadastrado no portal gov.br.
Agendar a perícia médica
Primeiramente, usando a aba “Agendamentos/Requerimentos”, selecione a opção “Perícia”. Então, agende a consulta para comprovar seu direito ao auxílio-acidente.
Então, para agendar a perícia, escolha a data disponível, a hora e o local para realizar a perícia com um médico.
Junte os documentos necessários
Os documentos necessários para solicitar o auxílio-acidente são:
- Documento de identificação (RG, carteira de trabalho, etc.) e CPF;
- Carteira de trabalho (CTPS);
- Atestados médicos que comprovem a redução na capacidade laboral definitiva;
- Exames como radiografias, ressonâncias e tomografias;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se for do tipo acidentário;
- Receituários médicos;
- Outros documentos que ajudem a comprovar as sequelas.
Compareça na perícia médica na data agendada
Compareça na perícia médica munido dos documentos necessários. Dessa forma, você passará pelo exame físico para comprovar a perda da capacidade de trabalho.
Acompanhe o status do pedido
O status do pedido deverá ser acompanhado pelo site do MEU INSS. No entanto, se for indeferido, você pode recorrer via ação judicial.
Por fim, agora que você já sabe como solicitar seu auxílio-acidente, comece o processo. Pois, quanto antes você iniciar o pedido, antes você recebe a indenização.