Muitos de nós, quando vemos uma notícia triste ou alguém passando por um momento difícil, ficamos com vontade de ajudar. Entretanto, nem sempre temos condições financeiras para tal. Mas, é possível ser uma pessoa mais solidária sem gastar dinheiro.
Existem muitas doenças e condições médicas que precisam de doações de materiais biológicos. Dessa forma, entrando para o time de doadores, além de ser uma pessoa mais solidária, vai garantir aquele quentinho no coração e vai ajudar a salvar vidas.
Entendendo a desigualdade econômica
Confira dicas para ser uma pessoa mais solidária com as outras, no artigo abaixo!
Doar Sangue
Uma dica para ser uma pessoa mais solidária é a doação de sangue. Os bancos de sangue de todo o país estão, sempre, precisando de doações. Dessa forma, para ajudar esses centros e as pessoas que precisam desse sangue, basta se dirigir ao hemocentro mais próximo e se disponibilizar. Você ganha lanche e, se for CLT, um dia de folga remunerada do trabalho!
Contudo, não existe uma garantia que seu sangue será aceito para doação. Existem muitas doenças que são transmitidas pelo sangue, assim, os hemocentros precisam se certificar que você está livre delas. Caso contrário, seu sangue poderá infectar alguém. O exame para essa verificação é feito nos próprios bancos de sangue. Além disso, existem uma lista de condições pré-existentes que te tornam inapto para ser um doador, pois você seria prejudicado, também. Assim, se você deseja ser um doador, procure o hemocentro do seu estado e verifique se você possui os pré-requisitos necessários.
Saiba 3 vícios no piano que você deve corrigir
Doação de Medula Óssea
Outra forma de ajudar, é se disponibilizar a doar medula óssea, visto que existem doenças que exigem essa prática para uma possível cura ou tratamento do paciente. Para ser um doador de medula, é necessário fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Dessa forma, eles terão sua localização e uma amostra do seu sangue para teste de compatibilidade. Assim, caso alguém seja compatível, você será acionado. Cada estado possui seu centro de registro e, para se cadastrar, basta se dirigir até um deles e se disponibilizar.
Contudo, assim como doar sangue, você precisa ter alguns pré-requisitos, que serão checados antes do cadastro.
Doador de Órgãos
A última forma de ser uma pessoa mais solidária que vamos citar é a doação de órgãos. Entretanto, esse tipo de doação é mais comum após a morte do doador. Dessa forma, é necessário que a família do doador esteja ciente dessa vontade, visto que é ela quem tomará a decisão. Portanto informe seus familiares sobre a sua vontade de ser doador. E, se possível, deixe essa vontade registrada para aumentar as chances de ela ser cumprida.
Apesar do nosso país ostentar o maior programa de transplantes de órgãos do mundo, a porcentagem de doações ainda é baixa. Dessa forma, você pode fazer a diferença, melhorando essa porcentagem e salvando vidas.
Por fim, agora que você já sabe como ser uma pessoa mais solidária, busque os órgãos responsáveis citados no artigo. Busque ser a diferença que quer ver no mundo, parafraseando o grande Mahatma Gandhi. Portanto, faça parte do movimento que salva vidas e que, com certeza, irá te transformar num ser humano melhor.
NÃO FAÇA ISSO se não quiser piorar a sua ansiedade