Se você está precisando saber como ser aprovado na perícia do INSS adequadamente, você precisa estar ciente que deve seguir algumas dicas para você conseguir a sua aprovação de forma sutil e sem cometer fraude alguma.
Na verdade, as pessoas acham que é muito difícil passar pela perícia do INSS, porém, pode ser mais simples do que você imagina. Acompanhe as nossas dicas agora, aqui no Brasil 123.
O que é a perícia do INSS?
A perícia médica do INSS é basicamente, como o próprio nome diz, uma análise médica do seu corpo realizada por um profissional da área da saúde, geralmente médicos.
Sendo assim, ela é de caráter obrigatório para identificar, examinar a pessoa, para avaliar se ela tem alguma doença ou se está lesionada decorrente de algum acidente de trabalho que a deixou incapacitada de continuar temporariamente ou permanentemente trabalhando.
Apenas esse tipo de perícia médica realizada pelo INSS irá dizer se a pessoa está apta para receber auxílios, além do afastamento obrigatório do trabalho, dependendo da gravidade da sua lesão ou doença.
Como garantir a aprovação na perícia?
Agora que você já sabe mais ou menos como funciona a perícia médica do INSS, como saber se você irá garantir a aprovação da perícia? É muito simples e temos algumas dicas para te mostrar.
Chegue mais cedo para garantir que não perderá seu horário
A perícia médica é marcada através de um agendamento. Então, o ideal é que você não perca a hora e chegue alguns minutos mais cedo do horário marcado.
Se você mora longe de alguma agência do INSS, você já sabe mais ou menos que o tempo de trajeto será longo, então se movimente para fazer de tudo para não se atrasar.
Bem simpaticamente, pois os médicos terão que atender centenas de pessoas além de você e um atraso pode destruir o cronograma inteiro. Portanto, tome cuidado para não perder sua consulta e acabar tendo dificuldade em encontrar outro horário.
Leve toda a documentação necessária
No dia da perícia médica, você deve estar com toda a documentação necessária em mãos, e isto é a sua documentação de identificação e também a documentação médica. É importante também que você esteja nas suas mãos, o comprovante do agendamento daquela perícia.
Vale dar uma dica extra também, tal qual você deve organizar o seus documentos de ordem cronológica, para que o médico não fique muito perdido e não perca muito tempo na consulta.
Só fale o que o médico precisa saber
Você deve falar somente o necessário e o que for te perguntado. O médico só quer saber os sintomas que você está sentindo ou as lesões que você teve. Isso tudo, de acordo com o seu laudo do acidente de trabalho.
Evite conversas paralelas e perguntar coisas um pouco pessoais sobre o médico. Além de parecer desconfortável, pode ser que não garanta a sua aprovação na perícia.
Lembre-se de que a perícia serve apenas para atestar uma condição já existente. Sendo assim, fale sempre a verdade, leve documentos médicos atualizados e você não terá problemas.