Ainda não há paz para os consumidores do Brasil. Nos últimos anos, uma nova forma de ataque furtivo usando informações de cartão de crédito está aparecendo na praça. Estamos falando do golpe do cartão por aproximação, e hoje, indicaremos como ocorre e como se proteger dele.
Qual é o modus operandi do golpe do cartão por aproximação?
Uma das conveniências das transações financeiras é a possibilidade de parcelar no cartão de crédito usando o formato de aproximação, assim, o pagamento é efetivado sem a inserção de senha. O pagamento ocorre somente com a aproximação do cartão.
Em algumas situações, os golpistas se passam por funcionários dos bancos que oferecem as máquinas de cartão, e fazem uma ligação para o lojista, solicitando que ele faça uma atualização na máquina, e para tanto, passam um link de acesso. Este link está com um vírus acoplado que fica conectado na máquina de cartão, o que causará o golpe.
Ao realizar um pagamento via cartão de débito ou crédito por aproximação, a máquina de cartão, dá a mensagem de que o seu cartão está bloqueado para este tipo de operação (por aproximação). Assim, as vítimas são instruídas a inserir seu cartão na máquina. A partir daí, os golpistas conseguem roubar as informações pessoais das vítimas e causar um prejuízo financeiro substancial.
Como se proteger do GOLPE do cartão por aproximação?
É claro que nem todos os bloqueios indicam um golpe. Mas, se houver a indicação de inserir o cartão na máquina, pela segunda vez que tentar, deve procurar pagar novamente em uma máquina de cartão diferente. Se o erro persistir, você pode pagar com dinheiro ou PIX.
Atitudes de proteção que você pode ter atenção:
- Antes de confirmar o pagamento, verifique o valor na tela da máquina;
- Se der algum tipo de bloqueio, evite digitar a senha;
- Faça uma nota tentativa de pagamento em outra máquina de cartão;
- Se persistir o erro, procure outra maneira de fazer o pagamento.
Um pouco de cuidado extra vale a pena também para o lojista. É crucial ter muita atenção antes de clicar em qualquer link. Mantenha o provedor de serviço sempre com a última atualização, além de possuir um programa antivírus confiável em execução no seu computador. Afinal, é o lojista o responsável pela proteção dos dados dos clientes. Isso é preconizado pela LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados).
O que fazer se perceber que foi vítima do golpe do cartão por aproximação?
Caso você perceba qualquer movimentação estranha na sua conta bancária, a primeira coisa a se fazer, é solicitar o bloqueio do seu cartão, ligando para os telefones de atendimento das instituições financeiras. Além disso, solicite o bloqueio da transação que você não reconhece, diretamente no banco. Assim, a partir destas duas atitudes, a própria instituição financeira, emitirá um alerta para detectar os problemas existentes.
Saiba que, onde há dinheiro, sempre haverá golpistas que estão empenhados em se apropriar do dinheiro alheio. Então, seja mais esperto que eles, e fique sempre com o alerta ligado em sua conta bancária. Todo cuidado é pouco para proteger o seu dinheiro, afinal, você trabalha, ou trabalhou muito para garantir este dinheiro.