A inflação brasileira bateu mais um recorde e o consumidor não ficou nem um pouco feliz com essa notícia. Isso porque a inflação alta representa uma perda no poder de compra dos brasileiros, o que também significa que agora você terá menos espaço no orçamento para ter qualidade de vida, de fato. Contudo, existem algumas táticas para fugir da inflação na sua vida real e também nos seus investimentos.
Nesse texto, vamos mostrar qual a melhor relação que você deve ter com a inflação, seja nas suas compras, seja na hora de investir.
A inflação subiu
O Brasil vive um momento de alta dos preços bastante forte e isso afeta diretamente a nossa vida. Isso porque, com a inflação subindo, os preços das prateleiras ficam ainda mais caros. Com isso, o nosso salário passa a comprar menos coisas, o que chamamos de perda de poder de compra. Dessa forma, o movimento mais natural é que as pessoas passem a gastar apenas com coisas essenciais, e não gastem com viagens, por exemplo.
Dessa forma, os setores que não são essenciais sofrem. Isso é ruim para a economia, na medida em que essas empresas vão fechando e o número de desempregados aumenta. Esse efeito também aumenta a informalidade, que pesa sobre o governo, que acaba entregando menos serviços públicos. Em resumo, inflação alta é ruim.
Na última quarta-feira (09), o IBGE divulgou que a inflação subiu 0,54% em janeiro, fechando um IPCA de 10,38% em 12 meses. O percentual foi o maior para o mês desde 2016. Com essa informação, é preciso que você comece a rever alguns hábitos, para tentar economizar nessas horas.
Como não se afetar?
É praticamente impossível que a população não sinta essa alta de preços. Contudo, é possível que ela fique menor na sua casa, desde que você faça economias, corte de gastos, entre outras coisas. Além disso, você também pode proteger o seu dinheiro investidor de uma forma bastante fácil.
Na sua casa, busque rever todos os gastos e ver onde pode cortar. Uma dica boa é colocar lâmpadas de LED, já que elas baixam as contas de luz. Outra ideia é tirar aparelhos da tomada. Isso pode baixar a sua conta em até R$50,00. Nas idas ao supermercado, compare preços e faça parte dos clubes de descontos, além de aproveitar as promoções específicas de cada estabelecimento. Para quem pode, uma boa ideia é trocar o uso de transporte por algo que tenha custo menor, como uma bicicleta. Pode parecer estranho, mas a população aderiu bastante à essa prática nos últimos anos.
Nos investimentos, busque títulos atrelados ao IPCA, como CDB, LCI, LCA e até o próprio Tesouro Direto IPCA+. O resultado final, no vencimento dos produtos, é que você terá o rendimento da inflação somado a uma taxa determinada pelo produto. Com isso, você terá ganhos reais.
Mas o mais importante de tudo é que você saiba que, nesses momentos, é preciso paciência e organização. Como as coisas ficam mais apertadas, cada centavo conta e, com isso, você aprende a organizar o seu dinheiro para momentos em que as coisas estiverem melhores também.