A conjuntivite é uma doença infecciosa que pode ser contagiosa ou não e que acomete indivíduos de todas as idades. Mas como se pega conjuntivite? Veja como e conheça como tratar essa doença.
Existem diversos tipos de conjuntivite, e como seus sintomas são parecidos, é difícil identifica-los. No entanto, ao primeiro sinal da doença é necessário ficar atento e procurar um médico. Pois, apesar de não causar graves complicações, quando não tratada a conjuntivite pode causar sequelas nos olhos.
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença inflamatória que atinge a membrana externa do globo ocular e as pálpebras. Apesar de ser uma doença considerada grave, uma vez que pode ser transmitida de pessoa para pessoa, a conjuntivite não deixa sequelas quando tratada corretamente. A ocorrência desse problema é de até 2 semanas.
Os sintomas principais da conjuntivite estão relacionados aos olhos, obviamente. Então, os olhos podem ficar vermelhos, além de coçarem e lacrimejarem de forma constante. Além disso, as pálpebras podem inchar durante o dia ou ficarem grudadas quando o indivíduo acorda pela manhã, os olhos também podem doer quando se olha para a luz, além de apresentarem visão turva, secreção e sensação de areia na região ocular.
Tipos de conjuntivite
A conjuntivite pode se apresentar de 4 formas: infecciosa, viral, bacteriana e fúngica.
A conjuntivite infecciona é a forma mais comum da doença e o indivíduo que possuir esse tipo de conjuntivite deve se isolar, uma vez que sua transmissão também ocorre por meio do ar e não somente por meio do toque. Geralmente, a conjuntivite infecciosa faz com que os olhos fiquem lacrimejando, vermelhos, com sensação de areia e secreção.
Os outros três tipos de conjuntivite nada mais são que subgêneros da conjuntivite infecciosa. A conjuntivite viral é transmitida pelo adenovírus por meio do contato com secreções contaminadas. A conjuntivite bacteriana não é muito comum, no entanto, é muito perigosa. Já a conjuntivite fúngica é mais rara, por isso, possui um tratamento mais complicado, o que pode comprometer a visão.
Como se pega conjuntivite?
Para se pegar conjuntivite é necessário estar em um mesmo ambiente que uma pessoa contaminada ou tocar em superfícies que estejam contaminadas e levar a mão aos olhos. Portanto, a grande inimiga dos olhos é a mão e a ausência de higiene. Então, veja abaixo como prevenir conjuntivite:
Como prevenir conjuntivite?
Para prevenir essa doença evite frequentar locais muito aglomerados, piscinas de academias ou clubes. Além disso, lave frequentemente as mãos e o rosto, uma vez que os agentes infecciosos podem estar presentes nessas áreas. Não coce os olhos e troque com frequência as toalhas do banheiro.
Caso você já esteja com a doença, realize a troca das fronhas dos travesseiros todos os dias e não compartilhe produtos de beleza com outras pessoas.
Como tratar conjuntivite?
Para tratar essa doença lave os olhos e faça compressas com água gelada para aliviar os sintomas. Não se esqueça de filtrar e ferver a água, ou, caso prefira, utilize soro fisiológico. Higienize as mãos constantemente e não faça uso de medicamentos por conta própria.
Agora que você já entendeu melhor sobre essa doença, se previna, e caso já esteja com sintomas, busque ajuda médica.