O cheque especial é uma alternativa para gastos de urgência. Mas, acabamos usando sem que haja extrema necessidade. Por isso que, hoje, nós do Brasil 123 vamos ensinar como se livrar do cheque especial em 3 dicas simples.
O que é o cheque especial?
O cheque especial é um limite pré-aprovado disponibilizado pelo banco em sua conta bancária. Este limite aparece no extrato como sendo o saldo total da sua conta bancária, o que causa a impressão de que este dinheiro faz parte dos seus ganhos.
No entanto, se você usar este valor limite, você pagará juros, com uma das taxas mais altas do mercado. Assim, até que não entre saldo suficiente para quitar o cheque especial, você continua pagando os juros.
A justificativa dos altos juros é porque o banco não possui nenhuma garantia que a pessoa pagará pelo uso deste dinheiro disponibilizado. Por um lado, o banco assume o risco de emprestar dinheiro, mas por outro lado, se você utilizar, irá pagar por esse risco também.
3 dicas simples para se livrar do cheque especial
Para se livrar do cheque especial, existem 3 dicas simples para você fazer:
1ª Dica: Procure negociar a dívida com o cheque especial
Tendo em vista os juros altos, procure negociar a dívida o quanto antes possível. A negociação vai envolver aumentar o prazo para o pagamento do valor ou reduzir parte dos juros.
Vale a dica: negocie o quanto antes, para que não vire uma bola de neve esta dívida.
Neste caso, vale até trocar uma dívida cara por uma mais barata, ou seja, fazer um empréstimo com juros mais baixos para quitar a dívida com o cheque especial.
2ª Dica: Tenha controle sobre a sua conta bancária
Muitas vezes o valor do cheque especial é utilizado por descuido, pois você pensou que tinha saldo suficiente para quitar as contas em débito automático, e na realidade, não tinha.
Assim, o banco utiliza o valor do cheque especial para quitar as dívidas, pois você não controlou de fato a sua conta bancária.
Isso pode ser evitado, se você por exemplo, tiver saldo em outra conta bancária, e está pagando juros do cheque especial nesta.
O segredo neste caso, para evitar estas situações, é evitar deixar contas no débito automático. Hoje existem muitas facilidades para fazer os pagamentos, e qualquer aplicativo de conta bancária, faz os pagamentos em qualquer hora que você precisar.
3ª Dica: Procure ter hábitos financeiros saudáveis
Os hábitos financeiros saudáveis envolvem: ter cuidado com as compras desnecessárias, evitar gastos duplos como, por exemplo, duas ou três assinaturas de filmes pagos e você só utiliza uma delas e controlar as contas.
Além disso, um hábito financeiro saudável é construir uma reserva de emergência, e assim, se surgirem gastos de urgência você poderá contar com essa reserva.
Então, se você seguir as dicas deste artigo, conseguirá se livrar do cheque especial em pouco tempo!!
A próxima atitude, depois que você se livrar do cheque especial, é controlar a sua vida financeira e utilizar esse valor somente se for extremamente necessário.