O cartão de crédito é muito comumente utilizado pelos brasileiros. Porém, devido às dificuldades financeiras, muitas pessoas tiveram sua renda pessoal ou familiar reduzida, ou perdida completamente após a pandemia. Por isso, é bastante comum ter dívidas no cartão.
Mas, como se livrar das dívidas no cartão? Veja a seguir.
Dívidas no cartão de crédito
Com a crise, muitos brasileiros recorrem aos cartões para comprar coisas essenciais. Porém, logo enfrentam um problema constante: a data da fatura. Se não pagarem a dívida integralmente e dentro do prazo, a dívida no cartão só aumenta.
Altos níveis de endividamento ou inadimplência mostram que as pessoas estão aproveitando as facilidades do crédito. Por isso, os cartões de crédito são a principal fonte de dívidas no país.
Entretanto, não adianta apenas guardar o cartão na geladeira para evitar seu uso. Isso não resolve o problema para quem está atrasado ou inadimplente. No entanto, existem estratégias para superar essas dificuldades.
Veja também: Nubank REVELA como aumentar o LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO e brasileiros se SURPREENDEM
Dicas para se livrar das dívidas no cartão
Faça uma análise detalhada:
Entenda sua renda e despesas. É bom avaliar sua situação financeira e anotar todos os gastos por 30 dias, mesmo os não pagos em dinheiro.
Ajuste seus gastos:
Reduza, troque e elimine despesas. Além disso, é importante envolver todos os membros da família, como pais, sogros, irmãos e outros que fazem parte do núcleo familiar.
Encontre opções para resolver as dívidas:
Busque crédito mais fácil de obter ou empréstimos com juros baixos. Se houver acordo com os credores, não tenha medo de fazer propostas que reduzam o valor da dívida durante as negociações.
Ademais, o cartão de crédito pode servir para facilitar o pagamento (inclusive em parcelas) e evitar a necessidade de usar mais dinheiro. Além disso, ele ajuda a controlar melhor os gastos e gerenciar o orçamento de forma mais eficiente.
O cartão de crédito também oferece benefícios extras, como programas de recompensas ou acúmulo de milhas.
Por isso, é importante entender completamente o que é um cartão de crédito e o que ele oferece:
- É apenas uma forma de pagamento;
- Requer organização e bom senso;
- Exige um controle rigoroso do orçamento.
Portanto, é melhor pensar cuidadosamente antes de usar esse instrumento financeiro para compras, a fim de evitar acumular dívidas com o cartão de crédito. Ter uma boa educação financeira pode ser útil nesse sentido.
Veja também: Programa que vai renegociar dívidas de MILHARES de brasileiros já tem data DEFINIDA para lançamento
Empréstimo é uma opção
É vantajoso pedir um empréstimo para pagar dívidas? Bem, depende. Cada situação é única e precisa ser avaliada com cuidado. Se as dívidas forem de pequeno valor, pode ser melhor renegociar com o credor.
Porém, se você tem muitas dívidas ou uma pendência significativa, um empréstimo pode ser uma opção viável. Entretanto, ele só vale a pena se o custo total desse empréstimo for menor do que o custo de todas as suas dívidas.
Veja também: Essa função do cartão do Nubank pode te ajudar a AUMENTAR O LIMITE; veja
CET
CET (Custo Efetivo Total) é o custo total do empréstimo, incluindo tarifas, juros, seguros e impostos. Dessa forma, é importante prestar atenção a esse valor, que está no contrato do empréstimo.
Contudo, muitas pessoas cometem o erro de considerar apenas a parcela ou a taxa de juros, sem levar em conta outras tarifas bancárias.
Por fim, o CET é importante porque, se for menor, você pagará menos por mês para quitar a dívida em comparação com dívidas anteriores.
Veja também: MAIS UM? Banco está ENCERRANDO esse cartão de crédito