O Auxílio Gás teve os pagamentos de fevereiro concluídos no dia 25. A saber, nesse mês foram contempladas cerca de 5,6 milhões de pessoas com o benefício.
Quem acompanha o Brasil 123 sabe que em fevereiro o número de pessoas atendidas pelo Auxílio Brasil chegou a 18 milhões de famílias.
Diante da disparidade de público atendido para os dois benefícios, fica a dúvida dos cidadãos em relação ao motivo que faz com que nem todos tenham acesso ao subsídio para ajuda na compra do gás de cozinha.
Quem tem direito a receber o Auxílio Gás?
Vale explicar que o programa é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Ainda mais, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
De acordo com o governo, como não há orçamento para realizar o repasse a todos aqueles que se encaixam nos critérios, ficou estabelecido um critério de concessão preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Além disso, mais uma condição a ser observada. De acordo com o Ministério da Cidadania, excepcionalmente nos primeiros 90 dias, terão prioridade de pagamento do Auxílio Gás, nessa ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
O próximo pagamento vai incluir mais pessoas?
Como mencionado, a dificuldade reportada pelo governo fica por conta do Orçamento, que ainda não permite inserir todos os beneficiários de uma vez.
É por esse motivo que o ministério da Cidadania já chegou a sinalizar algumas vezes que haverá sim a ampliação do benefício, mas de forma gradual:
“O programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil sejam atendidos”, informa a pasta.
Veja ainda: Novo Auxílio Permanente de R$ 1.200 segue em discussão; veja as atualizações