Piloto automático é estar vivendo aqui e agora, mas não estar de fato aqui em pensamentos. Ou seja, conscientemente, você não está aqui, está em outro lugar. Por isso, está perdendo o momento presente e a sua importância. Veja dicas para sair do automático e começar a viver com mais intensidade.
Benefícios de ter plantas em casa: saiba aqui quais são
Controle os seus pensamentos
Primeiramente, não se deixe levar pelos seus pensamentos, especialmente, se eles forem negativos. Muitas vezes desistimos daquilo que queremos por vermos somente o lado ruim das coisas. Contudo, é necessário parar e avaliar as situações, tendo pensamentos de bom ânimo e focando nas coisas boas. Sob pena de ficar parado no mesmo lugar por medo do que pode dar errado.
Fale “não”
Há pessoas que estão habituadas a falar que sim para tudo e todos. Elas se esforçam para agradar o mundo, sem pensar no que realmente querem. Se você é uma dessas pessoas, para sair do automático, aprenda a falar não. Comece a tomar decisões conscientes e aquiesça apenas aquilo que realmente te faz bem, ou faz sentido para você.
Mude pequenas atitudes no dia a dia
Para sair do automático, observe como você age no dia a dia. Há algo que você gostaria de fazer diferente? Se sim, comece mudando pequenas coisas. Isso fará uma enorme diferença no final. Direcione suas ações para aquilo que você espera como resultado delas.
Viva o momento
Muitas vezes as pessoas estão em um lugar, ou com algumas pessoas, mas sua mente está longe, em outros lugares, com outras pessoas, ou pensando em problemas. O momento passa e elas nem se dão conta do que viveram nele. Por isso, se esforce para manter o foco. Sair do celular, perceba o que está a sua volta.
Simplificar a vida: veja maneiras de sentir-se menos sobrecarregado
Aprecie as coisas simples
A felicidade está em muitas coisas simples que acontecem no dia a dia. Por isso, aprenda a apreciá-las. Para sair do automático, trabalhe os seus sentidos:
- Sinta o cheiro das flores, das pessoas que você ama
- Observe as cores do ambiente em que você está
- Toque e sinta texturas, tanto as diferentes, como aquelas as quais você já está habituado
- Ouça os sons dos pássaros ou do movimento da cidade
- Sinta o gosto das coisas e experimente sabores novos
Pense nas consequências da suas decisões
Não decida por decidir, sem pensar, ou porque você está habituado a fazer a mesma escolha todos os dias. Ou seja, tome consciência das suas vontades e comece a agir de acordo com elas. Se você se deixa levar pela vida, sem direcioná-la para onde você quer, você deixa passar oportunidades, convive com culpas e sente-se incapaz. Por isso, questione o que você faz ou deixa de fazer, desde suas atitudes diárias até sua alimentação e repense aquilo que não te agrada.
Pratique meditação
Para sair do automático, a meditação é um bom exercício. Ela te ajudará a manter a consciência do momento presente, o que, com prática, você poderá aplicar em todas as situações da vida. Meditar é fácil, pode ser feito em qualquer lugar silencioso, desde que você tenha disposição e paciência.