Muitos cidadãos se perguntam como sacar o salário mínimo sem pagar o INSS. No entanto, o que muitos não sabem, é que o Governo oferece um benefício assistencial, por meio do próprio INSS, que os beneficiários podem sacar sem nunca ter contribuído com a Previdência Social. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC.
Desse modo, para que você entenda melhor sobre esse assunto e saiba como sacar o salário mínimo sem pagar INSS, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como sacar o salário mínimo sem pagar INSS
Bem como todos já devem saber, o pagamento ao INSS é a chave para o recebimento de todos os benefícios previdenciários. Contudo, para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de contribuir com o órgão e não possuem condições de trabalhar para garantir seu sustento e de suas famílias, o Governo oferece um benefício assistencial, chamado BPC.
Conforme já mencionado acima, é o próprio INSS que realiza o pagamento desse benefício. Contudo, diferentemente dos benefícios previdenciários, não é a Previdência Social que os custeia.
O que é o BPC?
Conforme já dito, o BPC é um benefício que o Governo Federal oferece a pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e comprovem a impossibilidade de sustento próprio ou de serem sustentados pela família. Sendo assim, esse benefício tem o valor de um salário mínimo vigente, e não há o desconto do INSS nos valores do benefício.
Como solicitar o BPC?
Ademais, para solicitar o benefício, é necessário comparecer a uma agência do INSS com todos os documentos necessários em mãos. São eles:
- Documento de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (se houver);
- Laudos e atestados médicos (no caso de pessoas com deficiência) e;
- Declaração de concessão da pensão alimentícia (caso exista).
Além disso, vale ressaltar que esses são apenas alguns exemplos de documentos, e é fundamental consultar a lista completa que o INSS exige antes de fazer a solicitação.
Veja como ocorre a análise e aprovação do benefício
Então, após a solicitação, o requerente do BPC passará por um processo de análise onde o INSS irá verificar as condições para a concessão do benefício. Assim, o órgão avaliará a renda per capita da família, que não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo.
Além disso, as condições de saúde e a existência de vínculos com outros benefícios da seguridade social também são considerados no processo de avaliação. Dessa maneira, caso o requerente atenda todas as condições, o INSS concede o benefício.
Pagamento do BPC
Por fim, o INSS realiza o pagamento do BPC mensalmente, preferencialmente por meio de um cartão bancário. Para isso, é necessário abrir uma conta em alguma instituição financeira e fornecer os dados dessa conta à agência do INSS. Além disso, é importante lembrar que o cartão é intransferível e deve ser utilizado apenas pelo beneficiário.
Agora que você já sabe como sacar o salário mínimo sem pagar INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!