Diante de muitos questionamentos de beneficiários aflitos, aqui vai uma orientação de como sacar o Bolsa Família sem o cartão.
A saber, o calendário de pagamentos de setembro terá início no dia 17, contemplando aqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 1.
Vamos agora para as orientações práticas.
Como sacar o Bolsa Família sem o cartão em mãos?
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os beneficiários que não estejam com o cartão, podem realizar o saque simplesmente portando um documento oficial com foto.
Assim, é só você se dirigir à uma agência da Caixa e solicitar a retirada do valor do seu benefício. As informações encontradas na página da internet do banco orientam:
“Compareça em qualquer agência da Caixa levando o seu documento de identificação oficial e informe que você deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas que não está com o seu cartão”.
Existe outra alternativa?
Sim, saiba que você ainda pode realizar o saque do Bolsa Família, se estiver sem o seu cartão, usando o aplicativo Caixa Tem.
Trata-se do aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços e transações bancárias da conta Poupança Digital Social dos brasileiros. Ainda mais, a conta social unifica os pagamentos do auxílio emergencial.
Dito isso, você pode realizar um saque sem cartão. Para tanto, faça o login no aplicativo Caixa Tem, selecione a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.
Depois, insira a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, e fique atento para a validade deste código: uma hora. Ultrapassado esse período, será necessário gerar um novo código.
O código deve ser utilizado para o saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.
Além disso, continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.
Bolsa Família e Auxílio Emergencial? Entenda melhor
Como é sabido, os inscritos no Programa Bolsa Família (PBF) que tenham um recebimento de maior valor com o auxílio emergencial, migraram temporariamente para esse benefício.
Contudo, seguem com o mesmo calendário habitual do Bolsa para o recebimento do valor.
De acordo com os dados atuais do Ministério da Cidadania, o Bolsa Família atende algo em torno de 14,7 milhões de pessoas. Sendo que 10 milhões destes estão recebendo os valores do Auxílio Emergencial neste momento.
Confira ainda: Certidão de quitação eleitoral: De graça e pela internet; veja como providenciar a sua