O Auxílio Brasil é o programa social do Governo que substituiu o Bolsa Família, e que proporciona a transferência de renda para as famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza.
A segunda rodada de pagamentos foi concluída no dia 23 de dezembro, e por ser ainda o início da execução do programa, algumas dúvidas ficam na cabeça do beneficiário.
Sem dúvida, uma delas é em relação a como sacar o Auxílio Brasil, e se existe mais de uma forma para ter acesso ao valor do benefício em espécie.
Siga a leitura e confira informações a esse respeito.
Quando sacar o Auxílio Brasil?
Antes de tudo, como primeira informação fundamental, saiba que diferente do Auxílio Emergencial, o valor do Auxílio Brasil pode ser sacado no mesmo dia do depósito.
Isso mesmo! Na data em que você estiver contemplado, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS), você já pode sacar.
Com o Auxílio Emergencial, para quem era do Bolsa Família, isso já acontecia, mas para aqueles que não eram do programa, e recebiam de acordo com o mês de aniversário, o saque em espécie era liberado apenas algumas semanas depois do crédito realizado em conta poupança social digital.
Aliás, se você está em busca do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, siga a leitura, pois trazemos essa informação para você!
Onde consultar o benefício?
As datas de pagamentos podem ser consultadas através do aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem, onde também estão disponíveis outras informações do programa.
Vale lembrar que em dezembro foi aplicado o pagamento no valor mínimo de R$ 400 para o Auxílio Brasil, e com a promulgação da PEC dos Precatórios, esse valor fica garantido até dezembro de 2022.
Sacar o Auxílio Brasil com o cartão do Bolsa Família
A primeira forma de realizar o saque do Auxílio Brasil é com o uso do cartão do Bolsa Família, que ainda segue válido. Para tanto, você deve se dirigir à uma lotérica, ou agência da Caixa, e informar ao atendente que deseja sacar o benefício.
Saque com uso do aplicativo Caixa Tem
O beneficiário também pode optar pelo app Caixa Tem para sacar o Auxílio Brasil. Você precisa apenas ter o aplicativo instalado em seu celular e, depois deve acessar com o seu CPF e senha.
Então, você deve utilizar a opção de saque sem cartão. É simples! Basta selecionar a opção “Saque sem cartão”, clicar em gerar o código, informar o valor que deseja sacar.
Ainda mais, anote o código apresentado, vá até a lotérica ou caixa eletrônico e informe o código para o atendente.
Mas fique atento que este código tem validade de uma hora. Se não for utilizado dentro deste prazo, é preciso repetir o procedimento e gerar um novo código para conseguir efetivar o saque.
Se quiser usar o o terminal de autoatendimento da Caixa para realizar o saque sem cartão, também é possível. Você precisa apenas digitar o código gerado no Caixa Tem e clicar em “Confirmar”. Depois, digite o valor desejado para concluir a solicitação.
Transferência via Pix do Auxílio Brasil
O aplicativo Caixa Tem oferece serviços tais como o pagamento de boletos, contas de água, luz ou até mesmo transferências através do Pix.
Se você estava acostumado a realizar essas transferências quando recebia o Auxílio Emergencial, saiba que poderá seguir aplicando para o Auxílio Brasil da mesma forma.
Como sacar o Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal?
Se essa for a sua opção, pode utilizar o cartão do Bolsa Família ou o saque sem cartão. Mas não se esqueça de ter em mãos um documento de identificação!
Calendário de janeiro
Confira as datas previstas de pagamento em janeiro:
- NIS de final 1 – 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – 20 de janeiro;
- NIS de final 4 – 21 de janeiro;
- NIS de final 5 – 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – 27 de janeiro;
- NIS de final 9 – 28 de janeiro;
- NIS de final 0 – 31 de janeiro.
Veja também: Vale Gás será concedido a todos do Auxílio Brasil; veja previsão de pagamento