Sacar o abono salarial com o CPF é uma opção viável para quem não está com sua carteira de trabalho em mãos. No entanto, muitos trabalhadores têm dúvidas sobre fazer essa retirada usando este documento.
Assim sendo, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o abono salarial
Primeiramente, antes de saber como sacar o abono salarial com o CPF, é necessário entender do que se trata esse benefício.
Desse modo, o abono salarial é um benefício que o Governo Federal concede aos trabalhadores que atendem a determinados requisitos, como:
- Trabalhar com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
- Ter inscrição no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos e;
- Receber uma média salarial de até dois salários mínimos mensais.
Além disso, o valor anual do benefício equivale a um salário mínimo vigente, que a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil paga aos trabalhadores dos setores privado e público, respectivamente.
Como consultar o abono salarial com o CPF?
Ademais, antes de sacar o abono salarial, é importante consultar se tem direito a receber o benefício.
Dessa maneira, você pode realizar a consulta de forma simples utilizando o CPF. Para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e buscar pela opção de verificação do abono salarial.
Então, insira o número do CPF e siga as instruções para obter as informações necessárias.
Veja os documentos necessários
Além disso, ao efetuar o saque do abono salarial com o CPF, é necessário apresentar alguns documentos. São eles:
- Número do CPF;
- Número do PIS/PASEP;
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.);
- Comprovante de residência atualizado e;
- Carteira de trabalho.
Ademais, é importante ter todos os documentos em mãos para garantir o saque do benefício de forma ágil e sem problemas.
Onde fazer o saque?
Depois de verificar o direito ao abono salarial com o CPF e reunir os documentos necessários, o próximo passo é saber onde efetuar o saque do benefício. Normalmente, os trabalhadores podem realizar o saque em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou caixas eletrônicos da própria instituição.
Sendo assim, verifique a opção que mais se adequa à sua conveniência e dirija-se a um desses locais para sacar o benefício.
Qual o prazo para sacar o abono salarial com o CPF?
Por fim, é importante ficar atento ao prazo para efetuar o saque do abono salarial com o CPF. Isso porque, geralmente o benefício fica disponível para saque durante um determinado período. Dessa forma, caso o trabalhador não realize o saque dentro desse prazo, o valor retornará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Portanto, verifique a data limite e não deixe passar o prazo para sacar o abono salarial.
Agora que você já sabe como sacar o abono salarial com o CPF, siga as instruções e garanta o acesso a esse importante benefício!