Conforme divulgado aqui pelo Brasil 123, nesta sexta-feira (17) temos o início de mais da etapa de créditos do ciclo 6 do auxílio emergencial 2021. Como saber se vou receber a sexta parcela do auxílio emergencial, você pode questionar.
Se for esse o seu caso, saiba que aqui você encontra as orientações para consultar a situação do seu benefício. Continue a leitura.
Como saber se vou receber a sexta parcela do auxílio emergencial?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que inicialmente o cronograma do auxílio emergencial 2021 contemplava o pagamento de 4 parcelas. No entanto, com o anúncio da prorrogação do auxílio, 3 novas parcelas foram incluídas, sendo que os pagamentos da quinta parcela foram concluídos em agosto.
Em setembro chegou a vez da sexta parcela, com início dos créditos nesta sexta (17), para os inscritos no Programa Bolsa Família (PBF), com Número de Identificação Social (NIS) de dígito final 1.
Para conhecer o calendário completo da sexta parcela, confira o artigo deste link.
Ainda mais, vale destacar que a Dataprev, em parceria com o Ministério da Cidadania, realiza revisões mensais dos cadastros, com o objetivo de avaliar aqueles que permanecem atendendo os critérios de elegibilidade do programa.
Dessa forma, para saber se você está entre os beneficiários desta rodada do auxílio, você precisa acessar o site da Consulta do Auxílio Emergencial, e no formulário apresentado, preencher os seus dados pessoais, tais como nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
Em seguida, clique no botão “Enviar” e a consulta apresentará informações como a situação do benefício, o resultado de todas as análises e o motivo da suspensão do pagamento, caso tenha tido o auxílio cancelado.
Se esse for o seu caso, saiba que poderá entrar com pedido de contestação no prazo de 10 dias após a divulgação do resultado.
Para tanto, no mesmo site, clique no botão “Contestar” apresentado na tela. Depois de clicar nessa opção, será apresentada pergunta se o cidadão deseja mesmo solicitar a contestação e, quando confirmar, o pedido será enviado para nova análise da Dataprev.
Lembrando que não são todos os motivos que permitem entrar com a solicitação de contestação. Você pode consultar a lista completa dos critérios de contestação neste link.
Leia ainda: Auxílio-inclusão com valor de R$ 550 a partir de outubro; conheça e saiba quem tem direito