O pagamento da primeira parcela extra do programa de enfrentamento à pandemia da Covid-19 começará em breve. Ainda nesse mês, os beneficiários elegíveis terão acesso ao pagamento que faz parte da prorrogação do Governo federal. Tendo isso em vista, como saber e vou receber a 5ª parcela do auxílio emergencial?
Confira a resposta para essa e outras dúvidas referente à parcela e ao programa. Para que fosse possível pagar o benefício em 2021, o governo elaborou uma série de medidas e enrijeceu o regulamento, o que diminuiu o acesso da população ao projeto.
Como saber se vou receber a 5ª parcela do auxílio emergencial?
Para conferir a disponibilidade da 5ª parcela, o interessado deverá consultar o site da Dataprev ou da Caixa Econômica Federal (CEF).
Na Dataprev, o resultado individual informará qual dos membros da família é elegível e quais os critérios estão sendo atendidos, bem como o valor da parcela e demais informações pertinentes à operacionalização do programa.
Caso contrário, ou seja, nas situações em que o benefício é negado, o sistema também informa quais os critérios deixaram de ser atendidos para o bloqueio no pagamento.
No entanto, nem todos podem efetuar a consulta no site; entenda.
Ainda não recebi nenhuma parcela do auxílio emergencial 2021, posso verificar o resultado?
Depende. Caso o interessado tenha feito a inscrição em 2020 e tenha recebido o auxílio emergencial residual, poderá conferir a situação do benefício por meio do endereço eletrônico.
Contudo, caso não tenha recebido o auxílio emergencial no ano passado, a verificação do benefício em 2021 não será efetuada.
Isso se deve ao fato do governo ter utilizado os dados cadastrais disponibilizados em 2020 para selecionar os beneficiários para a nova rodada paga este ano.
Recebi o auxílio em 2020, mas ainda não recebi nenhuma parcela em 2021, posso verificar?
Sim. O sistema permite que os beneficiários do auxílio em 2020 verifiquem seus dados, incluindo a folha de rendimentos.
Contudo, caso não atendam ao regulamento, o resultado individual dos participantes constará a resposta negativa, ou seja, de inelegibilidade ao programa.
Como consultar a situação do benefício
Basta acessar o site, preencher os dados solicitados e conferir o resultado. Caso seja elegível, o beneficiário receberá a 5ª parcela, mas se for inelegível, a parcela não será repassada.
Veja ainda: Pagamento do auxílio emergencial de agosto começa primeiro para quem é do Bolsa Família; veja as datas
Acompanhe as noticias do Brasil123, clique aqui.