Intolerância à lactose é uma condição onde o organismo do indivíduo não possui capacidade para digerir a lactose. Ou seja, um açúcar presente no leite. Isso acontece porque as pessoas com intolerância à lactose não possuem uma enzima chamada lactase. Assim, é essa enzima que faz a digestão da lactose.
Muitas pessoas ao ingerir leite e outros derivados não se sentem bem e têm dúvidas se possuem essa condição. Para saber se você tem intolerância à lactose, confira a seguir.
Intolerância a lactose e alergia ao leite
Essa é uma das grandes confusões, pois intolerância à lactose difere de alergia ao leite. A primeira, como já foi visto acima, é uma deficiência de lactase. Por outro lado, a segunda é uma condição imunológica das diversas proteínas presentes no leite. Assim, a pessoa pode ter não só sintomas abdominais, mas também de pele e até no sistema respiratório.
Sintomas da Intolerância à lactose
O diagnóstico da lactose pode ser feito de forma clínica quando a pessoa possui os sinais e sintomas clássicos.
O principal sintoma é a dor abdominal, que geralmente ocorre alguns minutos ou horas depois da ingestão. Isso acontece por que na falta da lactase, as bactérias do intestino são quem irão fazer a digestão da lactose. Dessa forma, elas liberam gases, que fará a pessoa ter a sensação de barriga inchada, e ácido lático. Esse ácido é o responsável por causar a dor do tipo cólica.
Associado a isso, a produção desse ácido leva a um desequilíbrio osmótico no intestino. Assim, o indivíduo pode ter diarreia ácida. Ou seja, pode ter a sensação de queimação perianal. Além disso, em crianças menores pode haver atraso do crescimento e perda de peso.
Outros sintomas menos comuns como náuseas e vômitos podem estar presentes.
Diagnóstico
O diagnóstico de intolerância à lactose pode ser feito de forma clínica através do relato do paciente. Porém, também é possível fazer testes laboratoriais para isso. Por exemplo, o teste de intolerância à lactose que é mais comum.
Nesse exame, a pessoa consome em jejum um líquido em laboratório que contém lactose. Em seguida, aguarda-se um tempo e colhe-se o sangue. Depois, o sangue será analisado e constará o nível médio de glicose antes e depois da ingestão. Pois, como foi dito, a lactose é um açúcar.
Assim, quando há absorção dela, espera-se que os níveis de glicose aumentem. Caso isso aconteça, o teste será negativo e a pessoa não possui intolerância à lactose. Por outro lado, caso os níveis de glicose permaneçam o mesmo ou reduzam, o teste será positivo.
Tratamento
O principal tratamento para a intolerância à lactose é evitar a ingestão de leite e derivados com o açúcar. Porém, a pessoa também pode recorrer à lactase em comprimido antes da ingestão dos alimentos. Vale lembrar que devido à redução da ingestão de leite, a pessoa pode cursar com deficiência de vitamina D e cálcio. Assim, é importante o acompanhamento médico para realizar suplementação, se necessário.