O estado de tristeza ao qual muitas vezes as pessoas se encontram ao longo da vida é bastante comum. Afinal, é praticamente impossível estar bem e feliz o tempo todo. Porém, ficar triste e desanimado deve ser um estado passageiro, não pode, de forma alguma, se tornar algo frequente e consolidado. Veja aqui como saber se você tem depressão e descubra se a sua tristeza resulta de algo patológico.
A depressão caracteriza-se por uma série de sinais e sintomas que surgem ao longo do tempo e que devem ser observados com muita cautela e atenção. Além disso, esses sintomas se manifestam de forma constante por um período de tempo considerável – no mínimo duas semanas.
Ficar com insônia durante um dia na semana, ou ficar desanimado vez ou outra é normal e pode não estar associado à depressão. Além disso, ficar triste após uma separação ou a perda de um ente querido é profundamente normal, mas é preciso que a pessoa volte ao normal após algum tempo.
Como saber se você tem depressão?
A primeira forma de saber se você possui ou não depressão é analisando os sintomas de um quadro depressivo. Portanto, em primeiro lugar, analise todos os sintomas que serão descritos a seguir e, se você apresentar algum desses sintomas por um período de tempo superior a 14 dias, procure um médico.
Pessoas depressivas costumam apresentar uma intensa melancolia, por isso, o primeiro sintoma da lista é a tristeza. Além disso, você também pode ficar desanimado, fatigado, com dificuldade para dormir, aumento ou perda de apetite sem motivo aparente e ausência de esperança.
Outros sintomas são: dificuldade para sentir prazer nas coisas, sonolência de forma excessiva, dificuldade para se concentrar, baixa libido, sentimento de culpa, muita insegurança e pode se sentir vazio e com medo.
No que diz respeito aos sintomas físicos propriamente ditos, é comum que o indivíduo em um quadro de depressão apresente dores pelo corpo, dores abdominais, ombros e/ou nuca tensos, cefaleia, pressão na região peitoral e prisão de ventre.
Como diagnosticar depressão?
Em primeiro lugar, é necessário entender que a depressão é uma doença e deve ser tratada como tal. Portanto, é fundamental procurar ajuda profissional caso você esteja suspeitando de depressão. As causas da depressão ainda não estão bem definidas, mas é sabido que a condição ocorre por meio de um desajuste no funcionamento do cérebro.
O diagnóstico de depressão deve ser feito apenas por um profissional capacitado, ou seja, um médico, psiquiatra ou psicólogo. Geralmente, para que haja o diagnóstico de depressão é necessário que o indivíduo apresente um dos sintomas citados acima por, no mínimo, 15 dias.
Muitas pessoas com depressão têm suas atividades do dia a dia prejudicadas por muitos desses sintomas, por isso, o diagnóstico se torna ainda mais simples.
Se alguém próximo a você relatar que está com dificuldade de realizar atividades que antes realizava com facilidade, fique atento. Talvez essa pessoa esteja entrando em um quadro depressivo, logo, ela necessita de ajuda profissional.